Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Aberto “Encontro sobre patrimônio histórico edificado: conservação e restauração entre teoria e prática”

Última atualização em Quinta, 28 de Julho de 2022, 15h27

FOTOS_ARQUITETURA-6.jpg

Abertura do evento “Encontro sobre patrimônio histórico edificado: conservação e restauração entre teoria e prática”

Foi realizada nessa terça-feira (26), no auditório do Centro de Tecnologia (CT), a abertura do evento “Encontro sobre patrimônio histórico edificado: conservação e restauração entre teoria e prática”, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Piauí, com palestra do arquiteto piauiense Jean Rosa Peixoto.

FOTOS_ARQUITETURA-9_copy.jpg

Vice-Reitor Viriato Campelo

A abertura foi realizada pelo Vice-Reitor, no exercício da Reitoria, Viriato Campelo, que destacou a importância da participação dos alunos no evento para vivenciarem na prática o que estudam. “A Universidade Federal do Piauí deu um salto qualitativo na sua extensão. Estamos abrindo um curso sobre restauração de patrimônio com participações internacionais. Não só fazendo uma redefinição do que seja preservação de prédios, mas também levando os alunos para conhecer algo histórico da época colonial”, declarou.

FOTOS_ARQUITETURA-8_copy.jpg

Arquiteto Jean Rosa

O arquiteto Jean Rosa, graduado na UNB e com doutorado pela Universidade de Roma, atua com restauração de edifícios históricos na capital italiana e, a partir dos conhecimentos adquiridos, trouxe para o público o que se tem de novo na área do restauro de patrimônios históricos. “Vim aqui compartilhar minhas experiências sobre tudo com o que trabalhei em Roma, mas a mensagem que quero deixar é que não existe ação de restauro arquitetônico sem pesquisa, planejamento e fotografia. É essa a mensagem de estudar muito, antes de propor uma intervenção, que quero deixar aos alunos”, afirmou.

O evento é uma atividade da disciplina de Técnicas Retrospectivas, que trabalha restauro arquitetônico dentro do curso de Arquitetura e Urbanismo, ministrada pela Professora Betânia Negreiros, que também acompanhou a abertura. O projeto tem como objetivo a imersão dos alunos na área de restauração por meio de palestras e visitas em campo.

FOTOS_ARQUITETURA-13.jpg

Profa. Betânia Negreiros, do Curso de Arquitetura

A abertura também contou com a presença da Pró-Reitora de Extensão e Cultura, professora Deborah Dettmam e do professor Paulo Vasconcelos, do Departamento de Artes, que atua no curso de Arquitetura.

FOTOS_ARQUITETURA-7.jpg

Alunos de arquitetura acompanhando a palestra

A palestra faz parte de evento que segue programação até o dia 31 de julho e contará com visita ao centro histórico de Oeiras e visita de campo no município de Santo Inácio do Piauí.

Programação:

30/07: Visita ao Centro Histórico de Oeiras (10h)

Palestra no Cine Teatro de Oeiras (19h)

31/07: Visita de Campo - Município de Santo Inácio do Piauí (7h)

Retorno a Teresina (14)