Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Egressa da UFPI conquista bolsa de pós-doutorado na Universidade de Washington

Egressa da UFPI conquista bolsa de pós-doutorado na Universidade de Washington

Última atualização em Quarta, 27 de Julho de 2022, 13h33

WhatsApp_Image_2022-07-23_at_20.12.49.jpeg

Aluna egressa da UFPI, Marina Barguil Macêdo

A aluna egressa do Curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Marina Barguil Macêdo, ganhou bolsa para pesquisa na University of Washington (Universidade de Washington), nos Estados Unidos, sendo a única brasileira a receber a bolsa do Departamento de Reumatologia. A sua pesquisa avalia a disfunção mitocondrial da fisiopatogênese do Lúpus Eritematoso Sistêmico.

Aprovada em fevereiro deste ano, Marina explicou que o processo para receber a bolsa começou quando o Chefe de Serviço de Reumatologia da Universidade de São Paulo (USP) fez uma carta de recomendação e encaminhou para um orientador em potencial junto com o currículo. Com disponibilidade de bolsa, o processo continuou com uma entrevista via zoom e análise de currículo.

Durante a graduação, participou de projetos científicos desenvolvidos no Laboratório de Imunogenética e Biologia Molecular da UFPI com pesquisas voltadas na área de Haplotipagem HLA, transplante renal e bioinformática. Para ela, esse momento foi a base para sua iniciação no meio científico. “Foi na UFPI que eu tive meu primeiro contato com a iniciação científica, fui bolsista do PIBIC por 3 anos e esse primeiro momento com a pesquisa em Imunologia foi o ponto de partida para meu desenvolvimento posterior na área”, ressaltou.

Ainda durante sua passagem na UFPI, a médica foi Diretora Científica da Liga Acadêmica de Oncologia e obteve o título de mestre em 2017 pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP).

Em agosto deste ano, Marina Macêdo irá representar o Brasil no Encontro Anual da Liga Pan-Americana de Associações de Reumatologia, em Miami. Atualmente, ela já se encontra nos Estados Unidos para o pós-doutorado.