Na última quinta-feira (05), primeiro dia do I Encontro Norte Nordeste do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), realizou-se no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), painel com o panorama do PARFOR na região Norte do país. A atividade teve como objetivo refletir sobre as dificuldades e desafios, além de pontuar os avanços e propor melhorias em consonância com os objetivos do programa.
Painel reuniu representantes do PARFOR da região Norte
Durante o primeiro dia de atividades, a Prof.ª Dr.ª Isabel Lima Pessoa falou sobre a importância do evento. "É extremamente significativo porque é a primeira experiência em que duas regiões se unem para poder discutir, refletir todas as opiniões relacionadas à formações de professores. E as regiões Norte e Nordeste dão o primeiro passo, estimulando outras regiões a também refletirem e discutirem sobre a formação docente nas suas localidades", afirma.
Ao coordenar as discussões em torno do PARFOR, a Prof.ª Pós-doutora Maria das Graças Targino ressaltou que as experiências levadas ao evento incrementarão o desenvolvimento do projeto nas diversas regiões. "O encontro nos proporciona a chance de conhecermos a realidade atual de cada Estado e, desta forma, poder localizar pontos comuns a todos os Estados, e daí melhor se direcionar a Capes, visando à melhoria do programa", diz.
O evento, centrado no compromisso com a redução das assimetrias regionais, prossegue nesta sexta-feira (06), reunindo participantes do programa nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, regiões pelo maior número de professores em formação. Entre as finalidades do evento, está a promoção da socialização de experiências e meditações sobre a formação inicial de professores em exercício.
Progessora Graça Targino destaca importância do PARFOR para o desenvolvimento das regiões
Participantes do Painel