Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > CEAD/UFPI realiza evento “Debatendo a nova BNCC na prática”; inscrições seguem até 5 de agosto

Última atualização em Segunda, 25 de Julho de 2022, 09h02

WhatsApp_Image_2022-07-22_at_16.09.50.jpeg

O evento de extensão “Debatendo a nova BNCC na prática - O novo ensino médio e os componentes curriculares Filosofia, Geografia, História e Sociologia”, que visa reunir pesquisadores e profissionais que atuam em escolas e instituições de ensino, acontece na modalidade virtual no dia 6 de agosto, com transmissão pelo canal Especializações CEAD/UFPI, no YouTube. A inscrição é gratuita, e pode ser feita até o dia 5 de agosto, por meio do preenchimento do formulário disponível no SIGAA.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que elabora e delimita, por meio de um conjunto orgânico e progressivo, as aprendizagens essenciais dos estudantes. Essas aprendizagens essenciais são seguidas por todas as escolas e alunos que estejam em curso na Educação Básica.

O coordenador do evento, Prof. Dayvide Magalhães, ressaltou que essa é uma oportunidade para reunir profissionais dispostos a compartilhar informações relevantes sobre como a BNCC está presente nas instituições de ensino e como os professores a utilizam em sala de aula, em específico, no ensino das disciplinas de humanas.

“Apesar de ser um evento que tem como primeira finalidade oferecer aos alunos da especialização esse cenário da parte prática e da vivência nas escolas, também vai pensar na comunidade externa à UFPI, pois a extensão tem esse propósito de dialogar com a comunidade externa, sejam profissionais da rede pública ou privada de ensino”, explicou.

Entre as atividades que serão realizadas, durante o evento, estão um balanço de todo o primeiro semestre em que houve a implementação da nova BNCC nas salas de aula, apresentação das transformações que ocorreram nos materiais didáticos, a receptividade dos alunos em relação às alterações implementadas, apresentação do índice de evasão escolar, entre outras atividades.

Logo após as falas dos convidados, será aberto um espaço para o debate, momento em que as questões levantadas pelo público e pela mediação da mesa virtual concederão a oportunidade de construir conhecimento a partir das respostas.