Entre os dias 04 e 06 de dezembro, profissionais da saúde e usuários de medicamentos dos municípios piauienses de Cajazeiras e Bom Jesus assistiram, respectivamente, a palestra e a oficina promovidas pelo Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o Sistema Único de Saúde (SUS) - NUEPES e o Centro de Ensino a Distância (CEAD). As apresentações foram ministradas pelo médico acupunturista Dr. Antonio Carlos Seixlack, do Programa de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF) da Prefeitura do Rio de Janeiro.
O objetivo da palestra foi sensibilizar a população cajazeirense para o uso correto de plantas medicinais. Realizada em seguida, a oficina de dois dias foi momento de orientar profissionais da Estratégia Saúde da Família de Bom Jesus sobre a prescrição correta de cada planta indicada pelo Ministério da Saúde (MS) junto ao PNPMF.
Mesa demonstrativa de ervas medicinais
Prática realizada durante oficina em Bom Jesus
Recentemente, a Prefeitura de Bom Jesus-PI foi contemplada com a aprovação de uma proposta para implantar um Arranjo Produtivo de Plantas Medicinais junto à Penitenciária local. Depois de produzidas, as plantas serão processadas, dispensadas e prescritas para a população.
O NUEPES e o CEAD são parceiros do projeto no que se refere à capacitação dos envolvidos. Estes momentos só foram possíveis pelo ajuda das duas prefeituras: de Cajazeiras-PI e de Bom Jesus-PI e do CEAD.
Visita à horta de plantas medicinais da penitenciária de Bom Jesus
Dr. Antonio Carlos Seixlack, Simone - médico do PROVAB, secretária de Saúde de Bom Jesus, coordenadora da Atenção Básica de Bom Jesus, coordenadora do NUEPES , Dr.ª Rosaura - médica da ESF - e membros da comunidade
Comunidade e profissionais na câmara de vereadores de Bom Jesus