A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC/UFPI) divulgou o edital do Programa Institucional de Bolsa de Extensão (PIBEX/UFPI), com ofertas, mediante à disponibilidade financeira e orçamentária, de até 200 bolsas de livre concorrência, por até 10 meses, no período de março de 2023 a dezembro de 2023. A comunidade acadêmica pode submeter propostas de programas e projetos de extensão universitária ao Edital de 22 a 29 de setembro de 2022.
De acordo com a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Professora Deborah Dettmam Matos, algumas alterações foram feitas nessa seleção, com objetivo de trazer melhorias: “Para facilitar a tramitação dos processos, alteramos os procedimentos, hoje não é mais necessário que os programas e projetos de extensão tramitem junto aos conselhos e assembleias departamentais. Com a alteração, basta que seja autorizado pela chefia imediata e homologado pela coordenadoria da PREXC, assim ele já será cadastrado”, explica.
Segundo a professora, podem participar do edital os novos projetos que serão cadastrados e podem tramitar a partir data de hoje, até o dia 6 de setembro. Também podem ser submetidos, os programas e projetos de extensão que já estão cadastrados, que tenham vigência de duração que compreendam o período de abrangência do edital lançado.
Estão habilitados para submissão de propostas, docentes que atendam dois requisitos: ser professor do magistério superior, integrante do quadro permanente da UFPI e em pleno exercício profissional e ser coordenador de programa ou projeto de extensão cadastrado na PREXC, com período de vigência que compreenda a duração das bolsas. A coordenação do processo de seleção das propostas será realizada pela CPPEC e pelo Comitê do PIBEX, constituído por portaria da PREXC.
O discente candidato ao projeto, deve ser estudante de graduação da UFPI até o penúltimo período, além de estar matriculado, em no mínimo, 8 créditos em disciplinas e frequentando regularmente as aulas. O Índice de Rendimento Acadêmico (IRA), deve ser igual ou superior a 7 (sete) e apresentar disponibilidade mínima de 12 horas semanais para o cumprimento das atividades do projeto. Não é permitido que o candidato possua qualquer outro tipo de bolsa paga por programas oficiais e não tenha vínculo empregatício ou estágio remunerado.
As bolsas previstas no Edital serão distribuídas aos programas e projetos previamente cadastrados na PREXC, com vigência que compreenda o período de 1º de março de 2023 a 31 de dezembro de 2023. As inscrições ao edital ocorrem exclusivamente pela internet, por meio de formulário eletrônico, restrito a usuários da UFPI com acesso por meio do e-mail institucional.
Confira aqui o edital completo com mais informações.