Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI divulga edital do Programa Institucional de Bolsa de Extensão (PIBEX)

UFPI divulga edital do Programa Institucional de Bolsa de Extensão (PIBEX)

Última atualização em Sexta, 22 de Julho de 2022, 11h51

porticofrente.jpg

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC/UFPI) divulgou o edital do Programa Institucional de Bolsa de Extensão (PIBEX/UFPI), com ofertas, mediante à disponibilidade financeira e orçamentária, de até 200 bolsas de livre concorrência, por até 10 meses, no período de março de 2023 a dezembro de 2023. A comunidade acadêmica pode submeter propostas de programas e projetos de extensão universitária ao Edital de 22 a 29 de setembro de 2022.

De acordo com a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Professora Deborah Dettmam Matos, algumas alterações foram feitas nessa seleção, com objetivo de trazer melhorias: “Para facilitar a tramitação dos processos, alteramos os procedimentos, hoje não é mais necessário que os programas e projetos de extensão tramitem junto aos conselhos e assembleias departamentais. Com a alteração, basta que seja autorizado pela chefia imediata e homologado pela coordenadoria da PREXC, assim ele já será cadastrado”, explica.

Segundo a professora, podem participar do edital os novos projetos que serão cadastrados e podem tramitar a partir data de hoje, até o dia 6 de setembro. Também podem ser submetidos, os programas e projetos de extensão que já estão cadastrados, que tenham vigência de duração que compreendam o período de abrangência do edital lançado.

Estão habilitados para submissão de propostas, docentes que atendam dois requisitos: ser professor do magistério superior, integrante do quadro permanente da UFPI e em pleno exercício profissional e ser coordenador de programa ou projeto de extensão cadastrado na PREXC, com período de vigência que compreenda a duração das bolsas. A coordenação do processo de seleção das propostas será realizada pela CPPEC e pelo Comitê do PIBEX, constituído por portaria da PREXC.

O discente candidato ao projeto, deve ser estudante de graduação da UFPI até o penúltimo período, além de estar matriculado, em no mínimo, 8 créditos em disciplinas e frequentando regularmente as aulas. O Índice de Rendimento Acadêmico (IRA), deve ser igual ou superior a 7 (sete) e apresentar disponibilidade mínima de 12 horas semanais para o cumprimento das atividades do projeto. Não é permitido que o candidato possua qualquer outro tipo de bolsa paga por programas oficiais e não tenha vínculo empregatício ou estágio remunerado.

As bolsas previstas no Edital serão distribuídas aos programas e projetos previamente cadastrados na PREXC, com vigência que compreenda o período de 1º de março de 2023 a 31 de dezembro de 2023. As inscrições ao edital ocorrem exclusivamente pela internet, por meio de formulário eletrônico, restrito a usuários da UFPI com acesso por meio do e-mail institucional.

Confira aqui o edital completo com mais informações.