Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto do Colégio Técnico de Floriano captura enxames de abelhas em propriedades urbanas e rurais do munícipio

Última atualização em Sexta, 22 de Julho de 2022, 14h03

WhatsApp Image 2022 07 22 at 09.48.00 copy

Captura de enxame de abelhas realiza por alunos do CTF/UFPI em residêcia no municípo de Floriano.

O Grupo de Estudo e Trabalho com Abelha (GTA), do Curso Técnico em Agropecuária, do Colégio Técnico de Floriano (CTF), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), realiza a retirada de enxames de abelhas africanizadas em residências da zona urbana e rural do município de Floriano. O projeto teve início no segundo semestre de 2008, tendo como idealizador e coordenador o Professor de Apicultura  Laurielson Alencar e atualmente conta com mais dois técnicos fixos. Em quatorze anos de projeto, já foram removidos mais de 300 enxames.

WhatsApp Image 2022 07 22 at 09.48.24

Professor de Apicultura  Laurielson Alencar

“Em 2018 fizemos um levantamento através de um Projeto de Iniciação a Pesquisa Cientifica- PIBIC, a pesquisa em que tínhamos 8 alunos bolsistas. Naquela época, tínhamos mais de 210 enxames capturados nos diversos bairros de Floriano, além da zona rural.”  Afirma o Prof. Laurielson Alencar.

Em 2019 o grupo desenvolveu um curso de treinamento para o Corpo de Bombeiro da cidade de Floriano, com o intuito de orientar a retirada correta e segura dos enxames em grandes altitudes. Atualmente o projeto possui parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMAN) de Floriano que contribui com o recebimento de demanda e auxilia no transporte dos alunos para a realização das capturas de enxame.

O projeto busca unir teoria e prática, para os alunos do curso Técnico em Agropecuária. O aluno João Marcos Silva, do terceiro módulo do Curso Técnico em Agropecuária (CTF/UFPI) contou um pouco da sua experiência no projeto. “Agora com a volta das atividades presenciais, tive a oportunidade de acompanhar a captura de um enxame em uma residência aqui da cidade de Floriano. Foi uma experiência bastante enriquecedora, pois tive a oportunidade de aprender técnicas e formas eficientes de uma captura.”

O estudante João Marcos Silva ainda ressalta a importância do projeto para a aquisição de conhecimento. “Esse projeto é bastante relevante, pois ele agrega muito ao nosso conhecimento. Além do amor pela apicultura, aprendemos muito sobre a importância dos cuidados com as abelhas e a valorização da apicultura, que é uma atividade de suma importância para a agricultura e para manutenção e dos diversos ecossistemas.”

WhatsApp Image 2022 07 22 at 09.49.47

Alunos do Curso Técnico em Agropecuária na Fazenda Experimental do CTF/UFPI

O número de chamadas para a remoção de enxames é intenso, o grupo chega a fazer cinco remoções em apenas um dia.“Quase diariamente nós recebemos chamadas de pessoas tanto da cidade como do interior, solicitando a remoção de enxames em suas residências e quintais.” Afirma Jairo Alves, aluno egresso e participante do GTA(CTF/UFPI).

Após a remoção de forma segura e adequada, os enxames são levados para a Fazenda Experimental do Colégio Técnico de Floriano (CTF/UFPI).  A ação do projeto ajuda a comunidade na garantia da segurança e prevenção de acidentes com pessoas alérgicas a picadas de abelhas, na preservação das abelhas africanizadas que contribuem para o tripé da sustentabilidade.