Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Departamento de Educação Física realiza curso de capacitação sobre prevenção e combate a incêndios

Última atualização em Terça, 19 de Julho de 2022, 09h27

Na sexta-feira (15), o Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Piauí realizou o curso de capacitação de Prevenção e Combate a Incêndios. A atividade faz parte das ações do Programa de Extensão Educação em Primeiros Socorros e foi direcionada a alunos e terceirizados da UFPI. Nessa atividade houve a participação do gerente da Defesa Civil, Marcos Rolf, que orientou os alunos sobre como agir para prevenir um incêndio e como lidar com situações que exijam o uso dos extintores.

WhatsApp_Image_2022-07-16_at_18.27.24.jpegGerente da Defesa Civil, Marcos Rolf, na programação do Programa de Extensão Educação em Primeiros Socorros

Na oportunidade, o instrutor destacou que a adoção de medidas preventivas é tão importante quanto saber apagar o incêndio e que muitas tragédias podem ser evitadas ao investir no treinamento das pessoas. Entre as principais ações de prevenção, estão a adoção de normas de segurança quanto às instalações elétricas, o armazenamento correto de materiais inflamáveis, a manutenção periódica de extintores e a conscientização dos colaboradores sobre como agir.

O profissional comentou sobre a importância de estabelecer orientações para a população não atear fogo no lixo ou em terrenos baldios, porque essa prática pode resultar em perdas patrimoniais, vida humana e de outras espécies. Al´m disso, a disponibilidade de extintores nem sempre é suficiente para combater o início de um incêndio, pois na maioria das vezes, as pessoas não sabem usá-lo.

WhatsApp_Image_2022-07-15_at_14.23.30.jpegForam repassadas orientações para prevenção e combate de incêndios

O município de Teresina já ocupou a 34ª posição no ranking das cidades brasileiras com mais casos de incêndios registrados. A baixa umidade do ar e a falta de chuvas na região no período seco (junho a novembro) contribuem para que a cidade continue a registrar casos todos os anos. A coordenadora do Programa de Extensão Educação em Primeiros Socorros, professora Dionis Machado, informa que pretende realizar o curso anualmente e sempre ofertar vagas para discentes e servidores de todos os cursos e departamentos da UFPI, com o objetivo de promover a segurança da comunidade interna e cuidado com o ambiente.

WhatsApp_Image_2022-07-16_at_18.28.03.jpegAlunos e terceirizados da UFPI participantes do curso