Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto "Mude seus hábitos" oferece treinamento supervisionado e orientação nutricional gratuita a voluntários

Última atualização em Quinta, 21 de Julho de 2022, 09h53

WhatsApp_Image_2022-07-21_at_08.48.57.jpegTreinos ocorrem no setor de esportes da UFPI

O curso de Educação Física da Universidade Federal do Piauí (UFPI) continua contribuindo para a manutenção da saúde da comunidade teresinense. O projeto de pesquisa “Mude seus hábitos” atualmente atende cerca de 50 homens na faixa etária de 18 a 35 anos que não praticam musculação há pelo menos 6 meses e que querem mudar o estilo de vida.

Iniciado em 2021, o projeto proposto pelo laboratório de desempenho muscular oferece a prática de musculação somada a benefícios gratuitos, como exames laboratoriais, programa de treinamento supervisionado, avaliação física e orientação nutricional durante um período de 2 meses.

De acordo Fabrício Rossi, professor do curso de Educação Física da UFPI, a proposta é mudar os hábitos sedentários através da musculação e proporcionar uma qualidade de vida mais saudável para o corpo e para mente. “Hoje em dia, sabemos que a população está cada dia mais sedentária, com sobrepeso e doenças cardiovasculares, então, através de avaliações de composição corporal, avaliação bioquímica e avaliação com eletrocardiograma, ofertamos a práticas de exercícios físicos para o público masculino”, declarou Rossi.

FRossi.jpg

Professor Fabrício Rossi

Os acompanhamentos são realizados na academia do setor de esportes da UFPI e contam com a participação de 20 alunos, sendo do mestrado em Ciências e Saúde, iniciação científica e do grupo de estudo do Laboratório de Desempenho Muscular (LabDEM), que padronizam os treinamentos e supervisionam os voluntários.

Aldeni, mestrando responsável pelo projeto, acredita que o programa pode trazer informações cinéticas de qualidade e de grande relevância para a comunidade de futuros profissionais da saúde. “A possibilidade de se envolver em pesquisas científicas oportuniza diversas estratégias de atuação profissional para os estudantes”. O mestrando também destaca a alegria de poder repassar os conhecimentos adquiridos durante todos esses anos de estudos. “Quando oriento os voluntários do projeto sinto uma sensação de dever cumprido”, completou Aldeni.

Para Victor Hydelbrando, um dos voluntários do projeto, o cansaço que sentia antes de iniciar as práticas de atividade física da UFPI diminuiu ao longo dos dias de treinos, produzindo resultados diários. “Não sinto mais tanta indisposição de fazer atividades físicas, meu sono tem melhorado cada dia mais, e treinar musculação se tornou um momento de escape e tranquilidade que auxilia também minha saúde mental”, afirmou Victor.

No segundo semestre de 2022 o projeto retorna com uma novidade: a oferta de vagas para o público feminino como voluntárias. Os treinamentos ocorrem toda segunda, quarta e sexta-feira no período de 11h às 14h. A etapa de inscrição será, posteriormente, divulgada.