Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Vice-reitor da UFPI participa da solenidade de reinauguração da Academia de Letras do Vale do Longá

Última atualização em Segunda, 18 de Julho de 2022, 13h05

O vice-reitor Viriato Campelo, no exercício da Reitoria, representou a Universidade Federal do Piauí (UFPI) na solenidade de reinauguração da Academia de Letras do Vale do Longá (ALVAL), no último sábado (16). O prédio da Academia está localizado na Praça Monsenhor Boson, no centro de Barras, e foi completamente recuperado e reformado pela Prefeitura Municipal, com recursos próprios.

6-1536x1152.jpg

Vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo, durante solenidade de reinauguração da ALVAL

A participação da Reitoria da Universidade, na figura do vice-reitor, reforça a importância do papel da Academia de Letras nos municípios do estado. A entidade contribui com a divulgação da arte literária local e incentiva a produção literária e a leitura à população. "Essa parceira fortalece o compromisso que temos com as instituições de ensino e com as academias de letras, como a ALVAL. Com a reinauguração desta Academia, se abre perspectivas para leituras, inclusive por meio de incentivos da UFPI, que já realizou a entrega de cópias de livros, para compor a biblioteca", ressalta Viriato Campelo. "Foi muito importante para a UFPI contribuir com esse projeto, em parceria com aqueles que trabalham a favor do ensino e da cultura", completa.

A solenidade de reinauguração da sede da ALVAL foi conduzida pelo presidente da entidade, professor Raimundo Dutra. O evento contou ainda com a participação de membros do Coletivo de Leitores, formado por jovens de Barras. Além do vice-reitor da UFPI, o evento contou com a presença de outras autoridades, acadêmicos e convidados, como o prefeito de Barras, Edilson Capote, secretários municipais e vereadores.

WhatsApp_Image_2022-07-18_at_10.24.17_1.jpeg

Vice-reitor da UFPI e demais autoridades participantes da solenidade de reinauguração da ALVAL

A Academia de Letras do Vale do Longá é a mais antiga em nível regional, tendo sido fundada em 23 de setembro de 1978. A entidade congrega 42 municípios da região Norte do Piauí.

8_copy.jpg

Prédio reformado da ALVAL