Organizada pela UFPI, 7ª Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) inicia em agosto


ONC.jpg

Ciência, tecnologia e informação. A edição de 2022 da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) está com as inscrições abertas até o dia 16 de agosto, gratuitamente, para estudantes do Ensino Fundamental e Médio, de escolas públicas e particulares do Brasil. A ONC nasceu a partir de um projeto de extensão da Universidade Federal do Piauí (UFPI), cadastrado desde o ano de 2016, que se transformou em um grande evento de incentivo à ciência e ganhou o Brasil. Já são sete edições do evento. 

A primeira fase da Olimpíada acontece de 18 a 20 de agosto; e a segunda fase ocorre nos dias 9 e 10 de setembro. As provas são on-line. A Cerimônia de Premiação da ONC será no dia 27 de outubro. A UFPI marca presença fora de seus muros e fora do estado do Piauí, tendo participação como protagonista no evento nacional. 

O Prof. Jean Catapreta, coordenador nacional da ONC, destacou o grande alcance da Olimpíada no Brasil. “Esse projeto já alcançou uma capilaridade surpreendente nos últimos anos: em 2021 foram 2.318.453 participantes de 4.057 municípios de todos os estados do Brasil. É o nome da UFPI sendo levado a todo o país, em cada acesso, inscrição e participação”, destaca o professor. “Não se tem notícia na UFPI de algum projeto de extensão de tamanha dimensão. É a UFPI fazendo história e popularizando a ciência em todo o território nacional”, conclui.

A ONC é o segundo maior evento de Olimpíada do Conhecimento no Brasil, ficando atrás apenas da OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. A expectativa para 2022, é que seja alcançada a marca de 3 milhões de estudantes inscritos. Totalmente gratuita, a ONC se configura como a única olimpíada da sua categoria, no Brasil, inteiramente interdisciplinar, contemplando conteúdos das áreas de Astronomia, Biologia, Física, História e Química.

Realização

A Olimpíada é uma ação da Associação Brasileira de Química, Sociedade Brasileira de Física, Sociedade Astronômica Brasileira e do Instituto Butantan. O projeto é reaizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), com apoio do Ministério da Educação (MEC), tendo como instituição organizadora a Universidade Federal do Piauí.

Saiba tudo sobre a Olimpíada em https://www.onciencias.org/