Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Nota de Pesar: Doutor Honoris Causa da UFPI Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro

Última atualização em Quarta, 13 de Julho de 2022, 13h30

A Administração Superior comunica e lamenta com profundo pesar o falecimento do professor Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro, ocorrido nesta quarta-feira (13). Ele foi Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), título concedido no ano de 2007.

Considerado um dos principais geógrafos e climatologistas brasileiros, o pesquisador era natural de Teresina (PI). Sua tese de livre-docência Teoria e Clima Urbano (1975) é um marco nos estudos da climatologia geográfica. Professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, ele também foi membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

No ano de 2019, lançou pela Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI) a obra “Rua da Glória”. A coletânea relata as vivências da família de Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro entre meados de 1850 e 1950. As histórias foram compiladas em quatros volumes, reunindo crônicas, painéis e narrativas repletas de imagens fundamentadas em documentos históricos, na memória e no modo de vida de personagens que viveram em Teresina durante o período provincial.

Toda a comunidade da UFPI se solidariza com familiares, amigos e colegas em momento de tamanha dor.