Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Stand do AgroIFNordeste na Feira do Mercado Produtor apresenta resultados da assistência técnica rural em comunidades de Floriano

Última atualização em Segunda, 11 de Julho de 2022, 17h11

WhatsApp_Image_2022-07-11_at_16.01.59.jpeg

Prefeito de Floriano e primeira-dama no stand do AgroIFNordeste na Feira Mercado Produtor

Os residentes do Programa de Residência Profissional Agrícola do Programa AgroIFNordeste apresentaram as ações desenvolvidas junto aos agricultores dos assentamentos e comunidades da zona rural de Floriano na Feira do Mercado Produtor. O evento foi realizado pelo SEBRAE-PI, em parceria com a Prefeitura de Floriano nos dias 07,08 e 09 de julho.

Durante um ano, os técnicos em Agropecuária cumpriram uma carga horária de 40 horas mensais prestando assistências nas hortas das comunidades, auxiliando na análise e preparo do solo, ensinando técnicas no controle de pragas, de manejo sanitário de animais, além de promover o conhecimento da preparação de mudas.

A médica veterinária Deyse Mascarenhas, docente do curso Técnico em Agropecuária do Colégio Técnico de Floriano (CTF), destacou que o programa trouxe benefícios tanto para os produtores locais, que puderam aprimorar e aprender novas técnicas, quanto para os residentes que colocaram em prática todo o conhecimento adquirido ao longo dos dois anos de estudo.

“A feira foi uma oportunidade para que os nossos residentes pudessem apresentar os resultados das atividades realizadas dentro das comunidades selecionadas pelo programa, bem como expor para a sociedade quais foram os ganhos que essas comunidades também tiveram a partir de todo o nosso trabalho”, explicou.

WhatsApp_Image_2022-07-11_at_16.03.20.jpeg

Durante o evento foi feita a distribuição de mudas para os visitantes

A Residência Profissional Agrícola, que é vinculada ao AgroNordeste, é uma parceria da Universidade Federal do Piauí (UFPI) com o Instituto Federal do Piauí (IFPI), instituições parceiras do Programa Agronordeste, que está sendo realizado em todo país por meio do Governo Federal. Todas as atividades foram desenvolvidas junto aos egressos do curso Técnico em Agropecuária do CTF, que participaram de uma seleção para concorrer a uma bolsa.

O programa tem a duração de um ano e entre os principais objetivos da sua realização está a prestação de assistência técnica rural para as comunidades por meio do compartilhamento de tecnologias e treinamentos, sobretudo com aquelas que praticam a agricultura familiar.