Mística de Abertura do Tempo Universidade marca retorno das atividades presenciais da LEDOC

O curso de Licenciatura em Educação do Campo, do Campus de Teresina, realizou na manhã desta quinta-feira (07), o início do período letivo 2022.1, com a retomada das atividades presenciais do curso desde o início da pandemia. O retorno foi marcado com a realização da Mística de Abertura do Tempo Universidade e, em seguida, ocorreu um café coletivo. O evento aconteceu no Auditório Maria Salomé, do Centro de Ciências da Educação (CCE).

ledoc 2022 33

Evento aconteceu no auditório do CCE

O encontro contou com a presença do Diretor de Assuntos Acadêmicos, Leomar Matos, representando o Reitor Gildásio Guedes; da Diretora do CCE, Eliana Alencar; do Vice-Diretor do Colégio Técnico de Teresina (CTT), Jossivaldo Pacheco; da Coordenadora de Polo da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí (FETAG), Luciene Lima; do representante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Adilson de Apiaim; além de professores e alunos.

ledoc 2022 37

O evento marcou a volta das atividades presenciais do curso

A Ledoc propõe uma dinâmica presencial sazonal para os alunos: semestralmente, os estudantes vêm para o Campus de Teresina e permanecem entre 30 e 45 dias participando de atividades letivas nos turnos da manhã e da tarde, no chamado Tempo Universidade. No restante do período, são propostas ações in loco, no chamado Tempo Comunidade, a partir da supervisão de professores.

“O retorno presencial estava sendo ansiosamente esperado por todos. Os alunos que entraram recentemente na UFPI ainda não tinham vivenciado a convivência acadêmica, porque foi uma turma que entrou por meio seletivo online. Então, esse momento estava sendo muito esperado por eles. Para os veteranos, havia a expectativa do reencontro com os professores e com os companheiros de caminhada”, avalia o coordenador do curso, Ariosto Moura.

ledoc 2022 25

Programação contou com a realização de uma mística e de um café da manhã coletivo

Neste período, pela primeira vez, desde a fundação do curso há dez anos, os alunos estão tendo a oportunidade de instalação dentro da Universidade, na Residência Estudantil do Colégio Técnico de Teresina (CTT). Nos anos anteriores os estudantes ficavam em acomodações cedidas por entidades parceiras. Atualmente, o curso conta com cerca de 100 alunos matriculados.

ledoc 2022 31

Alunos estavam ansiosos para a retomada das aulas presenciais

A UFPI também está garantindo aos alunos o transporte diário do CTT até o CCE, para que os estudantes possam chegar confortavelmente às aulas presenciais no Centro, bem como também, acesso à alimentação no RU. Os estudantes do curso passaram a contar, ainda, com 4 salas de aula próprias, localizadas no Espaço Integrado I. Essas ações fazem parte das demandas históricas do curso que foram atendidas pela Administração Superior.

“A Educação do Campo encontra-se hoje feliz por reencontrar presencialmente todos os alunos, com o problema do alojamento resolvido, com o acesso ao RU para alimentação e salas de aula reformadas com ar condicionado. Estamos, portanto, com todas as condições adequadas para termos um período acadêmico com bom desempenho”, finaliza o coordenador.