Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Setor de Esporte da UFPI sedia neste fim de semana Seletiva de Atletismo para Troféu Norte-Nordeste

Última atualização em Sexta, 01 de Julho de 2022, 19h03

Será realizado neste final de semana, dias 2 e 3 de julho, o Campeonato Piauiense de Atletismo Sub-18, com a participação de mais de 100 atletas, masculino e feminino. O evento será no Setor de Esporte da Universidade Federal do Piauí e tem como principal objetivo selecionar representantes do estado para o Campeonato Norte-Nordeste de Atletismo Sub-18, que acontecerá ainda neste mês de julho. A Organização é da Federação de Atletismo do Piauí (FAPI), com o suporte do Departamento de Educação Física (DEF) da UFPI.

O presidente da FAPI, Jozimar de Sousa Venção, destaca a grande participação na disputa: são 105 atletas representando 9 clubes diferentes. O campeonato terá 20 provas. “São competições de velocidade, arremesso e lançamento, bem como de saltos e provas combinadas, como decatlo e heptatlo”, explica Jozimar, confiante que o Piauí poderá ter uma boa participação no Norte-Nordeste, que acontece em Natal (RN) dias 23 e 24 deste mês.

A Chefe do DEF, professora Dionis Machado, diz que a UFPI se sente feliz em cooperar para a realização do evento. “É uma forma de fortalecer o esporte no Piauí e de dar oportunidades a novos talentos”, ressalta. Dionis destaca ainda o campeonato como um momento que aproxima os alunos do Curso de Educação Física às práticas competitivas. “É um espaço, por exemplo, para a participação de aluno como monitor”, informa a professora.

O estudante Pedro Ruan estará em ação como monitor. Ele se mostra animado com a experiência. “Minhas expectativas são de vivenciar não só a minha primeira competição envolvendo o atletismo, mas também minha primeira experiência presencial envolvendo essa área”, ressalta. Ele lembra dos dois anos de pandemia, que restringiram as atividades presenciais. “Até mesmo por essa pausa, creio que vai ser um evento de grandes revelações e de grandes oportunidades”, afirma.

A maior parte das provas do Campeonato estará concentrada neste sábado, nos turnos da manhã, tarde e noite. No domingo, as provas estão programadas para até o meio-dia. A chefe do DEF lembra que o local estará aberto ao público. “É um grande evento, e poderemos ter grandes revelações”, diz confiante.