Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Com três novos cursos, UFPI oferece mais de 2.300 vagas no SISU 2022.2

Com três novos cursos, UFPI oferece mais de 2.300 vagas no SISU 2022.2

Última atualização em Quarta, 29 de Junho de 2022, 20h21

A Universidade Federal do Piauí publicou nesta terça-feira (28/06) o edital Nº 14/2022, de seleção para ingresso nos cursos de graduação da Instituição por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2º semestre, para preenchimento de 2.318 vagas em 53 cursos dos campi de Teresina, Picos, Floriano e Bom Jesus. O destaque é oferta de três novos cursos: Tecnologia em Agroecologia (20 vagas), modalidade presencial, no Colégio Técnico de Teresina (CTT); e as graduações Tecnologia em Energias Renováveis (75 vagas) e Tecnologia em Gestão de Dados (75 vagas), ofertadas pelo Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD).

Os candidatos têm a partir de hoje (28) até a sexta-feira, dia 1° de julho, para se inscreverem no site do SISU ou no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, ambos mantidos pelo Ministério da Educação (MEC). O resultado da Chamada Regular será anunciado dia 6 de julho no Portal Acesso Único.

Do total de vagas oferecidas, 50% (cinquenta por cento) do total de vagas serão destinadas para ampla concorrência; e 50% (cinquenta por cento) do total de vagas para as políticas de ações afirmativas (cotas).

Etapas da matrícula institucional iniciam primeiro para candidatos cotistas

Entrega da documentação para validade de cotas - Para estudantes selecionados para vagas do sistema de cotas (Ações Afirmativas - AA, exceto AA3), é necessária a comprovação de situação socioeconômica e/ou comprovação de deficiência por meio da submissão on-line de documentos conforme os prazos e procedimentos que serão divulgados por meio de edital específico até 7 de julho de 2022. O candidato que pretende preencher vaga facultada à pessoa com deficiência, conforme a Lei n°13.409/2016, deverá passar por avaliações para comprovar a deficiência e/ou transtorno.

Os candidatos pretos, pardos ou indígenas passarão também por uma etapa de heteroidentificação que consiste em uma análise a ser realizada pela Comissão de Validação de Autodeclaração étnico-racial para comprovação da condição exigida pela cota. O edital esclarece todos os requisitos necessários para que o procedimento de heteroidentificação ocorra de forma adequada.

Entrega da documentação básica da matrícula institucional - Após cumprir a etapa das cotas, vem a etapa de submissão da documentação básica para a matrícula institucional que deve ser feita por candidatos cotistas que tiverem a documentação aprovada, candidatos cotistas sem necessidade de comprovar renda (AA3) e por candidatos de ampla concorrência. Para efetuar a sua matrícula institucional, o candidato classificado deverá acessar o site www.ufpi.br/matriculagraduacao e submeter documentação correspondente ao tipo de vaga que concorreu.

Confira o edital Nº 14/2022 do SISU 2022.2.

Lista de Espera - Vagas não ocupadas na Chamada Regular serão preenchidas com as convocações da Lista de Espera. Os procedimentos para a chamada da lista de espera serão divulgados por meio de Edital na página eletrônica da UFPI (www.ufpi.br/sisu-cspe), no primeiro dia útil após o encerramento do prazo de manifestação de interesse para constar na lista de espera do SiSU. A UFPI costuma divulgar três chamamentos da Lista de Espera.