Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > DEFE/UFPI realiza nesta quinta (30) evento em comemoração aos 47 anos do Departamento
Início do conteúdo da página

DEFE/UFPI realiza nesta quinta (30) evento em comemoração aos 47 anos do Departamento

Imprimir
Última atualização em Segunda, 27 de Junho de 2022, 17h42

WhatsApp_Image_2022-06-27_at_16.35.03.jpeg

O Departamento de Fundamentos da Educação (DEFE), do Centro de Ciências da Educação da UFPI, realiza nesta quinta-feira (30) o Seminário “DEFE 2022 – 47 anos Fundamentando a Educação no Piauí”. Para participar do evento, que será sediado no auditório do CCE, os interessados deverão se inscrever por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - SIGAA. Acesse aqui.

Durante o evento, que será aberto para toda a comunidade acadêmica, serão realizadas palestras, apresentações culturais e mesa-redonda. As discussões abordarão importantes temas do cotidiano no âmbito educacional.

De acordo com a professora Carmen Lúcia de Sousa Lima, chefe do DEFE, em seus 47 anos, o departamento tem renovado o seu compromisso com a construção de uma universidade democrática, cujo o tripé ensino, pesquisa e extensão se reforçam no fazer cotidiano e em sua relação com as demandas da sociedade.

“O DEFE também tem reconhecido papel na fundamentação dos processos educativos, na formação discente e docente com fins à construção da consciência crítica acerca dos problemas do passado e do nosso tempo, com fortes alusões às possibilidades e às perspectivas de transformação da sociedade”, destacou.

O Departamento de Fundamentos da Educação é constituído por cinco grandes áreas de conhecimento que constituem os ‘Fundamentos da Educação’, sendo eles os Fundamentos Filosóficos da Educação; Fundamentos Históricos e Culturais da Educação; Fundamentos Políticos e Administrativos da Educação; Fundamentos Psicológicos da Educação e Fundamentos Sociológicos da Educação.

Desde a sua fundação, o departamento tem promovido a reflexão crítica sobre a educação, seja na formação de educadores, na área da produção intelectual, na pesquisa científica, no campo da extensão e no comprometimento de seus quadros na luta educacional, seja ela sindical, em fóruns nacionais, e em entidades da sociedade civil.        

Fim do conteúdo da página