Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Egressa da UFPI ganha bolsa para ensinar português em universidade americana

Egressa da UFPI ganha bolsa para ensinar português em universidade americana

Última atualização em Quinta, 23 de Junho de 2022, 08h55

WhatsApp_Image_2022-06-22_at_10.15.37.jpeg

Aluna da UFPI, Denise Mendes Pinheiro

A Universidade Federal do Piauí, mais uma vez, é destaque internacional. A egressa do curso de graduação Letras/Inglês, Denise Mendes Pinheiro, foi selecionada para receber a Bolsa Fullbright e passar um ano nos EUA ensinando português para os norte-americanos e aprendendo sobre a cultura do País.

Dentre os 15 selecionados, a estudante foi a única do estado do Piauí a receber a bolsa e irá lecionar português na Emory University, em Atlanta, na Geórgia. O processo de seleção foi extenso, começou em julho do ano passado e teve várias etapas, sendo uma delas o teste de proficiência em inglês e o envio de um texto contando sobre a trajetória acadêmica e pessoal.

Para Denise, a UFPI foi essencial nesse momento do processo, pois foi na graduação que conheceu o programa por meio do contato com outros alunos que já tinham sido bolsistas. “Também tive incentivo dos meus professores da Universidade e eles também foram solícitos e generosos ao aceitarem enviar cartas de recomendação para me ajudar no processo”, acrescenta.

Denise é mestre em Literatura pela UFPI e tem suas pesquisas voltadas para análise de obras de ficção. Além de lecionar a língua portuguesa, a bolsa ainda dá a oportunidade de cursar duas disciplinas a cada semestre na Universidade.

A Bolsa Fullbright é direcionada para jovens professores de inglês/português que desejam ser assistentes de ensino de português como segunda língua em universidades americanas. O programa é uma oportunidade para os professores exercerem o papel de embaixadores culturais do país, estado e região.

Sobre o Programa, a assessoria internacional da UFPI lembra que as inscrições para as bolsas Fullbright 2023 continuam abertas e vão até o dia 1ª de agosto.