Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > “A Obesidade e suas nuances” é tema do Diálogos em Saúde Coletiva
Início do conteúdo da página

“A Obesidade e suas nuances” é tema do Diálogos em Saúde Coletiva

Imprimir
Última atualização em Terça, 21 de Junho de 2022, 17h51

NESP_Convida_Diálogos_em_Saúde_Coletiva3_page-0001.jpg

Nesta quarta-feira (22/06) às 18:30, o Núcleo de Estudos em Saúde Pública da Universidade Federal do Piauí (NESP-UFPI) realiza, mais uma edição do NESP convida – diálogos em saúde coletiva, com o tema: “A obesidade e suas nuances”. O debate conta com a presença dos convidados Cristiano Mendes da Silva – obesidade comportamental (UNIFESP), Elizabete Alexandre dos Santos – obesidade entre crianças, jovens e adultos (USP) e Flávia Campos Corgosinho – obesidade e sono (UFG) mediados por Gilvo de Farias Júnior (NESP-UFPI).  

A atividade visa discutir sobre um dos maiores problemas de saúde pública do Piauí, do Brasil e do Mundo: A obesidade. A intenção não é esgotar o assunto tendo em vista que a obesidade apresenta muitas nuances em sua causalidade. E como resultado de uma multiplicidade de fatores o NESP traz os diferentes enfoques para o debate de um mesmo assunto: comportamental, faixa etária e sono.

Segundo dados do VIGITEL Brasil 2020 (Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico) a frequência de adultos obesos variou entre 14,8%, em Goiânia, e 24,9% em Manaus. As maiores frequências de obesidade foram observadas, entre homens, em Fortaleza e Cuiabá (26%), João Pessoa (24,4%) e Manaus (24,2%); e, entre as mulheres, em Recife (26,5%), Aracaju (26,4%) e Manaus (25,6%). As menores frequências de obesidade ocorreram, entre homens, no Distrito Federal (12,7%), em São Luís (14,1%) e Goiânia (15,1%); e, entre mulheres, em Goiânia (14,5%), Palmas (14,9%), João Pessoa e Belo Horizonte (17,8%).

O NESP-UFPI suscita o debate acreditando que pela discussão e geração de conhecimento se contribui com o processo de prevenção e promoção da saúde.

O Diálogo será transmitido no canal NESP UFPI, no youtube. Para conferir, clique aqui.

Fim do conteúdo da página