Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI e FMS aprovam projeto no Ministério da Saúde para participação de mais de 80 alunos

Última atualização em Quarta, 15 de Junho de 2022, 08h17

Conquista acadêmica e oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido com a comunidade. A Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) aprovaram o projeto “Fortalecimento da Integração Ensino-Serviço-Comunidade entre os Cursos de Graduação em Saúde da UFPI e Fundação Municipal de Saúde de Teresina”, em chamada do Ministério da Saúde para participar do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde: Gestão e Assistência - 2022/2023).

A proposta aprovada foi viabilizada pelo Centro de Ciências da Saúde (CCS), com as coordenações dos cursos da área da saúde, coordenação do curso de Serviço Social do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) e curso de Medicina Veterinária do Centro de Ciências Agrárias (CCA), com participação do Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP/UFPI) em sintonia com a FMS.

arquimedes.jpg

Diretor do CCS, Arquimedes Cardoso

O Diretor do CCS, Arquimedes Cardoso, explica que o PET-Saúde foi criado em 2008 pelo Ministério da Saúde como ferramenta indutora de mudanças nos cursos, na formação e nas práticas futuras na saúde. Ele enfatiza a importância da aprovação do projeto da UFPI. “O Programa tem como pressuposto a educação pelo trabalho, sendo um importante dispositivo, voltado para o fortalecimento das ações de integração ensino-serviço-comunidade, por meio de atividades que envolvem o ensino, a pesquisa, a extensão universitária e a participação social”, afirmou.

Serão disponibilizadas 82 vagas para estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação de Enfermagem, Serviço Social, Nutrição, Educação Física, Medicina, Medicina Veterinária, Farmácia e Odontologia, sendo: 40 vagas para estudantes bolsistas (remunerados), 26 vagas para estudantes voluntários e certificados e 16 vagas para estudantes em cadastro de reserva.

Além disso, os profissionais de Saúde da FMS com atuação nos serviços de saúde do Território Leste de Teresina serão selecionados para acompanhar os estudantes petianos nas ações programadas nos cenários de prática.

Início das atividades - A expectativa é que o projeto comece no dia 1º de agosto. Serão promovidas ações conjuntas da UFPI-NESP com 21 Unidades Básicas de Saúde, 53 Equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e a Coordenação da Regional do Território Leste de Teresina, como também articular outros serviços sócio-assistencias do Território, como Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), entre outros.

O edital de seleção de bolsistas, voluntários e cadastro reserva já está disponível. As inscrições seguem até o dia 23 de junho. Acesse o edital.