Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Estudantes da UFPI são maioria dos voluntários no Salipi 2022

Estudantes da UFPI são maioria dos voluntários no Salipi 2022

Última atualização em Domingo, 12 de Junho de 2022, 15h52

IMG_5558.jpeg

Voluntários do Salipi

Na tarefa de acolher as centenas de visitantes no Salipi, destacam-se as figuras de dezenas de voluntários que doam seu tempo e dedicação para auxiliar na organização e execução do evento. Segundo Samya Almeida, coordenadora dos voluntários do Salipi, a maioria tem uma característica em comum: são estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

“Todas as vezes, mesclo bastante os inscritos na divisão de tarefas para que possam conhecer novas pessoas e fazer novos laços. Ao fim do Salão, todos já são grandes amigos”, diz Samya. Ela também constata que há um alto índice de voluntários experientes, que em todas as edições se inscrevem para ajudar e ainda chamam conhecidos para passarem a colaborar também com a organização do Salipi.

IMG_5552.jpeg

Voluntários trabalhando na recepção do Salipi

Um desses casos de voluntário não estreante é da aluna de engenharia elétrica da UFPI, Isadora Lima. A estudante está como voluntária pela segunda vez e afirma que essa não deve ser a última participação. “Já participo de uma série de eventos de engenharia, mas é diferente com o Salipi. É uma oportunidade de sair do campo das exatas e vivenciar coisas novas e trocar experiências que eu não conseguiria apenas dentro do curso”, fala Isadora.

Ao mesmo tempo que alguns já estão há mais tempo, tem sempre novos voluntários se inscrevendo. Essa é a situação de Guilherme Torres, estudante de jornalismo da UFPI, que está participando como ajudante no Salipi pela primeira vez. “Desde 2016, frequento o Salipi e nesta edição resolvi me voluntariar para colaborar com algo que gosto tanto e posso afirmar que está sendo uma experiência muito proveitosa com que tenho aprendido bastante”, completa Guilherme.

dji_mimo_20220609_185114_830_1654811656603_photo.jpg

Guilherme Torres é um dos voluntários neste 20º Salipi

Outra colaboração fundamental prestada por alunos da UFPI é promover acessibilidade ao público de pessoas com deficiência, tanto atuando como intérpretes de libras como sendo colaboradores surdos no apoio das atividades do Salipi. No total, essa edição do Salão do Livro do Piauí conta com cerca de 30 intérpretes e colaboradores surdos no apoio em todas as atividades do Salão, inclusive nas infantis.

WhatsApp_Image_2022-06-11_at_18.31.30.jpeg

Maria Alice desempenha um importante papel na acessibilidade do evento

Uma dessas colaboradas é a Maria Alice de Sousa, estudante de letras português e que está atuando no estande que recepciona o público surdo. “É importante porque estou conseguindo experiência. Dou auxílio aos surdos que vêm ao Salipi e ajudo a promover acessibilidade e mostrar que surdos também podem atuar entre o time de colaboradores”, diz Maria Alice, que é surda e está participando como voluntária no Salipi pela 1ª vez.