Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professor da UFPI participa de evento sobre Meio Ambiente promovido pelo ICMBio
Início do conteúdo da página

Professor da UFPI participa de evento sobre Meio Ambiente promovido pelo ICMBio

Imprimir
Última atualização em Terça, 14 de Junho de 2022, 14h41

Especialistas, cientistas e gestores de órgãos públicos ambientais, reunidos em oficina do PAN Herpetofauna do Nordeste no Museu de História Natural do Ceará, da Universidade Estadual do Ceará (UECE) em Pacoti-CE.

O professor do Departamento de Biologia da UFPI, Davi Lima Pantoja Leite, participou entre os dias 6 e 10 de junho da Oficina da 3ª Monitoria e da Avaliação de Meio Termo do 2º Ciclo do Plano de Ação Nacional para a Conservação da Herpetofauna Ameaçada do Nordeste (PAN Herpetofauna do Nordeste). O evento foi realizado na sede do Museu de História Natural do Ceará (MHNCE), sendo promovido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O PAN Herpetofauna do nordeste do Brasil atualmente contempla 107 espécies classificadas como ameaçadas de extinção (23 anfíbios e 84 répteis), entre elas 46 ameaçadas nacionalmente, consideradas espécies-alvo, e 58 beneficiadas, por estarem nas listas de espécies ameaçadas dos estados da Bahia e Pernambuco. O espaço também possui a presença de três espécies quase ameaçadas de extinção presentes na lista nacional.

Entre as espécies-alvo que figuram na lista do PAN, está o sapinho maranguapense (Adelophryne maranguapensis), um pequeno anfíbio que atinge apenas 2 cm de comprimento e é encontrado somente nas partes mais altas da Serra de Maranguape, no Ceará. O sapinho é considerado como criticamente em perigo de extinção devido aos desmatamentos constantes, expansão dos bananais na área de vida da espécie, e extração ilegal das bromélias, que são o local de reprodução da espécie.

Para o coordenador das Oficinas do PAN e servidor do ICMBio Carlos Abrahão, as oficinas são momentos importantes de troca de informação e experiências com a sociedade. "Esta oficina serve para que a gente receba as informações do que foi feito neste último ano nas áreas estratégicas do Plano de Ação e assim poder realinhar estratégias para a conservação das espécies".

Neste PAN, o Prof. Davi Lima Pantoja do Departamento de Biologia/CCN da UFPI faz parte do Grupo de Assessoramento Técnico (GAT), além de atuar como articulador e colaborador de diversas ações previstas no planejamento, abrangendo o Piauí e outros estados do Nordeste. Dentre as atividades de pesquisa e extensão coordenadas pelo professor Pantoja destaca-se algumas que se configuram como ações contributivas para o alcance dos objetivos do PAN Herpetofauna do Nordeste.

Fim do conteúdo da página