Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Livro sobre Educação no Piauí e fundação da UFPI é lançado no Salipi

Livro sobre Educação no Piauí e fundação da UFPI é lançado no Salipi

Última atualização em Quinta, 09 de Junho de 2022, 19h49

WhatsApp_Image_2022-06-09_at_19.23.25.jpeg

Reitor Gildário Guedes com os jornalistas Fenelon Rocha e Zózimo Tavares, no lançamento da obra

O Bate-Papo Literário do Salão do Livro do Piauí desta quinta-feira (9) contou com o lançamento do livro “Da Serra da Ibiapaba ao Campus da Ininga”, escrito pelo jornalista Luiz Bello, e editado pela EDUFPI. A obra foi apresentada pelo prof. de Comunicação da UFPI, Fenelon Rocha, pelo Presidente da Academia Piauiense de Letras, jornalista Zózimo Tavares e pelo Reitor Gildásio Guedes, que debateram acerca da trajetória de construção e publicação da obra pela EDUFPI.

Na ocasião, Fenelon Rocha destacou o papel do jornalista Luiz Bello para que a história da Universidade Federal do Piauí e da educação piauiense fossem reconhecidas. “O livro levou 40 anos para ser escrito e resgata 400 anos da educação piauiense, desde a chegada dos jesuítas até 1980”, afirmou.

WhatsApp_Image_2022-06-09_at_19.23.26.jpeg

O trabalho da gestão do Reitor Gildásio Guedes e a edição da EDUFPI também foram citados como fatores importantes para que a obra fosse lançada. “O reitor Gildásio abraçou a ideia de publicação e a espera de 40 anos para a publicação do livro foi transformada em apenas 3 meses para que o livro chegasse ao público”, completou Fenelon Rocha.

Zózimo Tavares aproveitou o momento para citar a importância da obra para os pesquisadores e professores. “Este é um dos livros mais lidos e mais citados nas pesquisas sobre educação feitas por alunos e professores da UFPI ao longo desses últimos 40 anos, o que mostra a sua necessidade de publicação", afirmou Zózimo.

Para o reitor Gildásio Guedes, a publicação do livro é um momento de alegria e comemoração. “A Universidade se empenha para que projetos como esse sejam concretizados, priorizando sempre levar o conhecimento para a sociedade”, afirmou.

WhatsApp_Image_2022-06-09_at_19.23.23.jpeg

A obra pode ser adquirida pelo público na Livraria Universitária Monsenhor Melo.