Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > EDUFPI lança número recorde de ebooks no SALIPI

EDUFPI lança número recorde de ebooks no SALIPI

Última atualização em Quarta, 08 de Junho de 2022, 15h15

IMG_3391_1.jpg

Livraria e Editora não pararam durante a pandemia

Durante este 20º Salão do Livro do Piauí (SALIPI), a Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI) está lançando um número recorde de ebooks, 11 no total. Todas as produções da EDUFPI estão disponíveis para download gratuito no site da editora. Os livros vêm em formato PDF, podendo ser lidos em qualquer aparelho que abra o arquivo.

O professor Cleber de Deus, diretor da EDUFPI, conta que, devido à pandemia de covid-19, as publicações impressas foram suspensas, mas a disseminação do conhecimento produzido na Universidade seguiu com as publicações em formato digital. “Com a suspensão das atividades presenciais, tivemos que nos adaptar à situação, privilegiando o lançamento de ebooks, inclusive no SALIPI, onde estamos lançando essas 11 obras”, diz o diretor. O elevado número de ebooks não quer dizer, contudo, que não haverá mais lançamentos físicos. Cleber de Deus afirma que em breve as publicações impressas voltarão e vão se somar às de ebooks.

Cleber ainda destaca que a disponibilização de ebooks gratuitos ajuda na democratização dos conhecimentos produzidos na Universidade. “Com isso, podemos difundir os conhecimentos produzidos nas mais diversas áreas para o grande público, cumprindo assim um dos papéis das universidades públicas”, completou o professor.

WhatsApp_Image_2022-06-07_at_19.49.27.jpeg

Além dos livros inéditos sendo lançados apenas em formato ebook, a EDUFPI também fez a versão digital de alguns livros físicos já publicados pela editora. Um exemplo é o livro “Political Economy of Journalism: new (and old) logics of production and consumption”, que terá sua versão em ebook lançada na próxima sexta-feira (10/6) às 16h no SALIPI. Para conferir o lançamento, pode-se vir presencial ou conferir a transmissão da UFPI Tv no YouTube.

Confira a playlist das lives do SALIPI.

O jornalista Renan Marques, um dos autores do livro, destaca que a obra foi planejada tanto editorialmente como graficamente para que pudesse ser concebida de maneira imprensa e em ebook. “Considerando a dificuldade do acesso a informação, ainda mais o da informação especializada, pensamos em uma forma de fazer o livro chegar no máximo de pessoas possível e tê-lo também em uma versão ebook foi uma ótima saída”, continuou o autor. A obra está disponível nos mais variados formatos, como PDF e ePub. Segundo os autores, a disponibilização do livro de forma online já rendeu muitos frutos, tanto que já foi acessada em todos os continentes.