Alunos da UFPI participam de competição mundial de startups

Em trabalho conjunto com outros piauienses, dois alunos ativos e um ex-aluno da Universidade Federal do Piauí (UFPI) desenvolveram um aplicativo para smartphones que concedeu-lhes premiação na primeira etapa da Global Startup Battle, uma das maiores competições de empreendedorismo do mundo. No último domingo (24), a equipe formada por Rayllson Nascimento (curso de Ciência da Computação da UFPI - 6º Período), Bruno Marques (curso de Ciências Contábeis da UFPI - 6º Período), Renan Tourinho (Graduado em Ciência da Computação - UFPI), Joselé Martins, Carla Rocha, Pedro Fausto, Luana Vasconcelos e Rejane Bittencourt recebeu o primeiro lugar na Startup Weekend Fortaleza pela criação do protótipo do Kidscoin, um aplicativo para smartphones elaborado para entreter e educar o público infantil.

O aplicativo funciona como um banco de moedinhas que acumulam de acordo com as ações da criança, e as moedinhas podem ser trocadas por prêmios ou resgatadas no valor da mesada. O objetivo é fomentar a educação de forma lúdica e divertida, a partir de recompensas.

Diretor de arte e designer de interface de usuário do projeto, o graduando em Ciência da Computação da UFPI Rayllson Nascimento classifica a experiência como "inexplicável", e afirma que os conhecimentos adquiridos na academia foram de grande importância para que eles e seus companheiros de equipe obtivessem a conquista.

"O aprendizado do curso me ajudou muito no desenvolvimento do projeto. Conceitos de disciplinas como Engenharia de Software - ministrada pelo professor Armando Soares -, Interface Humano, Computador e Empreendedorismo, ministrada pelo Prof. Dr. Gildásio Guedes -, foram de grande ajuda para formar minha bagagem de conhecimentos para aplicar na criação do protótipo. Da mesma forma, os conhecimentos adquiridos na experiência certamente serão usados em minha graduação", coloca.

Equipe que elaborou o protótipo do aplicativo Kidscoin em premiação realizada em Fortaleza

O evento ocorreu em 200 cidades em todo o planeta simultaneamente no último fim de semana. No Brasil, a etapa inicial da competição aconteceu no Rio de Janeiro, em São Paulo e, pela primeira vez, em Fortaleza, onde a equipe de piauienses foi premiada por sua startup criada em 54 horas.

"Fomos para o Startup Weekend Fortaleza com o intuito de observar o funcionamento e trazer este evento inovador e diferente para Teresina. A experiência de ter participado com a equipe do Kidscoin vale tanto quanto a vitória. O aumento do nosso networking foi gigantesco e, com certeza, estamos todos muito motivados", finalizou Joselé Martins, especialista em marketing e gerente do projeto.

Neste momento, a equipe trabalha para concluir o aplicativo e concorre com outros grupos por votação popular. Os projetos mais votados concorrerão na segunda etapa da competição, quando serão julgados por diretores de grandes empresas como Google e AOL.