Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI integra comitê de avaliação da FINEP com participação de professora do CCA

UFPI integra comitê de avaliação da FINEP com participação de professora do CCA

Última atualização em Terça, 24 de Mai de 2022, 06h58

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) integra o comitê de avaliação dos projetos submetidos às chamadas públicas CT-INFRA PROINFRA e SOS Equipamentos da Financiadora de Inovação e Pesquisa (FINEP). A Instituição está representada pela professora Socorro Cruz, do Departamento de Morfofisiologia Veterinária do Centro de Ciências Agrárias (CCA). A professora recebeu o convite para integrar o comitê do Diretor da FINEP, Ricardo Rosa.

O processo de avaliação será on-line, com reuniões semanais do comitê. As atividades tiveram início na sexta-feira (20), com duração de três semanas. A professora Socorro Cruz já foi avaliadora de projetos da FINEP diversas vezes, sendo a última participação em 2014. “Esse novo convite é uma honra, pois representa o reconhecimento do trabalho que fizemos nas avaliações anteriores”, destacou a professora.

PHOTO-2022-05-20-08-26-26.jpg

Professora Socorro Cruz, do CCA

Para o Coordenador de Infraestrutura de Pesquisa da UFPI, Anderson Lobo, a participação de membro da UFPI no comitê da FINEP revela que a Instituição tem tratado os órgãos de fomento como prioridade. “A UFPI está cada vez mais levando a pesquisa fora dos muros da Instituição, buscando sempre agregar a comunidade local, como também outras universidades públicas e privadas da região”, destacou.

anderpropesq-11_copy.jpg

Coordenador de Infraestrutura de Pesquisa da UFPI, Anderson Lobo

Chamadas FINEP - A Chamada Pública CT-INFRA PROINFRA 2021 tem como objetivo selecionar propostas para concessão de apoio financeiro à aquisição de equipamentos, bem como às pequenas adaptações de instalação estritamente ligadas a estes equipamentos, em áreas prioritárias abrangidas pela Portaria MCTI nº 5.109, de 16 de agosto de 2021.

A Chamada Pública SOS Equipamentos vai selecionar propostas para concessão de recursos financeiros para manutenção corretiva de equipamentos multiusuários de médio e de grande porte, previamente cadastrados na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Socorro Cruz – A professora é graduada em Medicina Veterinária pela UFPI, mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), doutora em Doenças Tropicais pela UNESP, com pós-doutorado no Infectious Disease Research Institute (IDRI), em Seattle (EUA). Suas pesquisas envolvem temas como: imunologia, epidemiologia, vacinas e terapêutica da leishmaniose visceral canina. Atualmente, coordena o Programa de Pós-graduação em Tecnologias Aplicadas a Animais de Interesse Regional (PPGTAIR).

FINEP - Empresa pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a FINEP atua em toda a cadeia da inovação, com foco em ações estratégicas, estruturantes e de impacto para o desenvolvimento sustentável do Brasil. Tem como missão promover o desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio do fomento público à Ciência, Tecnologia e Inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas.