Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Estudantes da UFPI realizam palestra sobre saúde mental no Hospital Areolino de Abreu

Última atualização em Sexta, 20 de Mai de 2022, 15h50

evento.jpg

Estudantes da UFPI ao lado de profissionais do Hospital Areolino de Abreu

Nesta sexta-feira (20), alunos da graduação e pós-graduação em Enfermagem da UFPI participaram como convidados palestrantes da programação da I Semana de Enfermagem e Serviço Social do Hospital Areolino de Abreu, em Teresina. Na ocasião, o tema abordado tratou da saúde mental do trabalhador, com especial atenção aos sintomas ansiosos e seus impactos. O encontro teve por intuito promover o cuidado e a prevenção de riscos e agravos no ambiente laboral, além de estimular uma maior sensibilização, por parte das instituições e equipes gestoras.

Na oportunidade, a Vice-Coordenadora do PPG em Enfermagem da UFPI, Márcia Astrês Fernandes, proporcionou a integração da graduação e da pós-graduação com os profissionais que atuam no hospital. O momento foi considerado singular por possibilitar o compartilhamento de saberes. “A construção de conhecimentos mútuos por meio da eduçação em saúde é uma ferramenta indispensável tanto para a formação de novos profissionais  como também para a melhoria do  processo de trabalho no cotidiano dos serviços de saúde”, disse.

Durante a discussão, a mestranda Nanielle Silva Barbosa, abordou a importância do diálogo sobre saúde mental com a comunidade: “O programa permite que o pós-graduando contribua levando as evidências científicas do campo da pesquisa e ensino ao contexto de atuação dos profissionais que vivenciam o dia a dia da assistência e contribuem com enriquecedoras experiências práticas”, afirmou.

Foto_-05.jpeg

Estudantes da graduação e pós-graduação em Enfermagem ao lado da professora Márcia Astrês

A apresentação ainda contou com divulgação de cartilha produzida pelos alunos da graduação, sob orientação da profa. Márcia Astrês, como produto da atividade do projeto de extensão em que participam na instituição de saúde. O material  aborda a saúde mental de maneira simples e fácil, mas sem deixar de fornecer o conhecimento necessário para a população.

Os discentes destacaram que a construção do material foi bastante enriquecedora, considerando que a busca por materiais atualizados e posterior apuramento das informações proporcionou saberes agregadores para a prática profissional. Conforme fala Géssica Queiroz, uma das estudantes do projeto de extensão: “A produção gráfica da cartilha despertou a criatividade e trabalho na equipe dos extensionistas, bem como, o conhecimento de novas tecnologias. É muito gratificante saber que nossa aprendizagem não fica restrita aos muros da universidade e pode alcançar pessoas da nossa comunidade, promovendo a prevenção de agravos e promoção da saúde mental”, pontuou.

Por último, o Enfermeiro Francisco Gaunié de Sousa Pessoa, Supervisor Externo do HAA, considerou como positiva a integração dos estudantes com o serviço de saúde. “Eles trouxeram temas relevantes e com uma linguagem de fácil entendimento, abordando pontos sensíveis e necessários com esclarecimentos satisfatórios”, frisou.