Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI e Fundação Quixote fazem nesta quarta (18) lançamento oficial do 20º SaLiPi
Início do conteúdo da página

UFPI e Fundação Quixote fazem nesta quarta (18) lançamento oficial do 20º SaLiPi

Imprimir
Última atualização em Quarta, 18 de Mai de 2022, 08h37

O Salão do Livro do Piauí (SaLiPi) chega a sua 20ª edição consagrado como um dos maiores eventos literários do Nordeste e homenageia um dos seus fundadores: o professor, poeta, escritor e produtor cultural Cineas Santos. O evento acontece de 3 e 12 de junho no Espaço Rosa dos Ventos da UFPI, realizado pela Universidade e a Fundação Quixote.

Nessa quarta-feira (18), às 9h, no Salão Nobre da Reitoria da UFPI, serão apresentadas a nova identidade visual e a lista oficial de palestrantes confirmados para a 20ª edição do SaLiPi. O lançamento será transmitido ao vivo no canal UFPI TV no Youtube, confira aqui. Já estão confirmadas atrações nacionais e internacionais, como a youtuber Rita Von Hunty, a escritora Thalita Rebouças, o escritor angolano José Eduardo Agualusa e o moçambicano Mia Couto.

IMG_3603.jpg

Vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo

O Vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo, frisou que a Instituição terá uma participação mais incisiva nessa edição. Ele destacou a realização do “Esquenta Salipi”, lives comemorativas do Centenário da Semana de Arte Moderna, além de duas mesas sobre o tema que acontecerão durante o SaLiPi e terão a sua participação e de outros professores da Instituição.

A UFPI também fará o lançamento do livro do professor Felipe Mendes e de obras de outros docentes, duas exposições produzidas por cursos do Centro de Ciências da Educação (CCE) e garantiu a participação nas mesas do evento de docentes que são especialistas nos temas e convidados. A Livraria Universitária Monsenhor Melo vai funcionar em tempo integral para garantir o acesso do público ao acervo comercializado no local, que são livros publicados pela Editora da UFPI (EDUFPI).

“Estamos trabalhando para que a UFPI tenha maior atuação no SaLiPi, não seja mais aquela Instituição que somente cede o espaço físico, mas sim participa com ideias, lançamento de livros, fazendo shows. Teremos uma participação mais efetiva e a Universidade terá o seu verdadeiro papel dentro do SaLiPi”, ressaltou o professor Viriato.

 O 20º SaliPi traz como tema “Ler é descobrir o mundo com palavras” (Kássio Gomes), patrono Cineas Santos e centenários da Semana de Arte Moderna, José Saramago e Lima Barreto. O evento integra o circuito cultural das principais Feiras e Bienais de Livros do Brasil.

Fim do conteúdo da página