Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Com reabertura do RU do CCA, restaurantes universitários retomam funcionamento integral na segunda (20)

Última atualização em Segunda, 20 de Junho de 2022, 08h44

retornoru2 10

A Universidade Federal do Piauí se prepara para a volta às aulas presenciais da graduação, pós-graduação e colégios técnicos no próximo semestre letivo. Dessa forma, os serviços de assistência aos estudantes, articulados pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), também estão sendo fortalecidos para proporcionar à comunidade acadêmica um retorno que garanta acolhimento e permanência no curso.

Nos Restaurantes Universitários (RUs), da capital e do interior, a expectativa é de que seja atendido 100% da demanda usuais pelo serviço. Embora os custos da alimentação tenham aumentado, está mantido o valor cobrado pelas refeições de antes da pandemia: R$ 0,80 para alunos, e R$ 7 para servidores e colaboradores terceirizados. Visitantes autorizados também se alimentam no RU, com autorização. (tabela completa de valores ao fim do texto)

Restaurante Universitário Unidade III

RU3.jpg

RU do CCA reabre ao público na volta às aulas

A grande novidade é a volta do funcionamento do RU 3, do Centro de Ciências Agrárias (CCA), após recente finalização da primeira parte da reforma do refeitório. No dia 20 de junho, estará tudo pronto para receber a comunidade acadêmica. Os Rus Central (CCN) e 2 (Espaço Rosa dos Ventos) voltam a atender a demanda habitual, nos patamares de antes da pandemia, com oferta de aproximadamente seis mil refeições por dia nas três unidades.

Cuidados - Em função das variações do quadro epidemiológico relacionado à covid-19, inicialmente, serão mantidas as sinalizações nas filas, as divisórias de acrílico que demarcam a separação entre os usuários nas mesas, bem como o uso de máscaras e a exigência da apresentação do cartão de vacinação no ato da matrícula. Além disso, a coordenadora dos RUs, Sueli Teixeira, reforça que os cuidados de higiene serão mantidos. “Temos um controle rígido com a sanitização do ambiente, de modo a garantir a saúde de todos'', destaca.

Para reestabelecer a capacidade do serviço de alimentação em 100%, o horário de atendimento para a refeição de maior demanda (almoço) continuará estendido até às 14h no RU Central e RU2 no Campus de Teresina. Nos campi fora da sede, o atendimento segue como antes, dada a menor demanda pelos serviços e às peculiaridades de cada campus.

Horários - Com relação ao horário de atendimento, no campus de Teresina os RUs funcionarão de segunda a sábado para o almoço (de segunda a sexta-feira - RU1/RU2 de 11h às 14h e RU3 de 11h às 13h30; sábado – RU2/RU3 de 11h às 13h) e para o jantar de segunda a sexta-feira (RU1/RU2/RU3 – de 17h às 19h). Destaca-se ainda que a venda de fichas se inicia 15 minutos antes da abertura dos refeitórios. Exclusivamente no RU 3 não haverá vendas de fichas no jantar, devendo ser compradas no período do almoço.

Nos campi de Picos e Floriano, os RUs funcionarão de segunda a sexta-feira para almoço e jantar nos horários das 11h às 13h30 e das 17h às 19h00, respectivamente. No sábado o atendimento para o almoço é das 11h às 13h. No campus de Bom Jesus, o RU funcionará de segunda a sexta-feira para almoço e jantar nos horários das 11h às 13h30 e das 17h15 às 18h45, respectivamente. No sábado o atendimento para o almoço é das 11h às 12h30h. Nos campi fora da sede, a venda de fichas segue no mesmo horário de atendimento dos RUs no almoço e jantar.

Para os vegetarianos/veganos, a conquista de um cardápio exclusivo será mantida, devendo o interessado informar no balcão a opção desejada, sem necessidade da realização de um cadastro específico.

A Pró-reitora da PRAEC, Mônica Arrivabene, ressalta a importância do retorno presencial para o bem-estar de toda a comunidade. Durante o período de isolamento, a procura por serviços de apoio aos estudantes aumentou e agora será possível realizar esse acompanhamento mais próximo. “A expectativa é de que o convívio presencial possa trazer de volta os bons frutos da convivência no mesmo ambiente. A PRAEC está preparada para fornecer o melhor suporte aos estudantes", finaliza.

tabela_RU.png

Tabela de valores nos RUs da UFPI

A coordenação dos restaurantes solicita que os usuários colaborem com o funcionamento, trazendo, se possível, o valor já trocado, para facilitar troco. Além disso, portar o documento de vínculo com a instituição.