Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI planeja criação de centro de treinamento e de estudos da prática de skate

UFPI planeja criação de centro de treinamento e de estudos da prática de skate

Última atualização em Segunda, 16 de Mai de 2022, 17h49

A UFPI, em parceria com o Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), estuda a criação de um centro de treinamento e pesquisas em skate, inspirado em um projeto desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). As primeiras tratativas ocorreram na quinta-feira (12/05), em reunião realizada no TJPI, com o representante da UFPI, o Coordenador de Cultura e Lazer, Sérgio Galan, e integrantes do TJPR.

Na ocasião, os coordenadores de projetos sociais que atuam no Paraná apresentaram o modelo de parceria realizada com o TJPR. O objetivo é planejar uma iniciativa que estimule e apoie projetos sociais de skate no Piauí, tomando como modelo o trabalho realizado com o Judiciário paranaense.

WhatsApp Image 2022 05 16 at 14.46.40 1

Reunião realizada no TJPI

Segundo Sérgio Galan, os esportes radicais têm sido objetos de discussões devido ao interesse de aplicabilidade de seus conteúdos relacionados ao lazer, ao esporte e à educação. No entanto, ele avalia que há a necessidade de melhor compreensão da prática de skate nos bancos universitários de Educação Física e outras áreas, para entender essa cultura juvenil, comumente associada à vivência nas comunidades.

“Procurando entender esse fenômeno, a UFPI deparou com o projeto social em Curitiba, em parceria com o Tribunal de Justiça Paranaense, sobre as possibilidades de abordá-lo como uma manifestação da cultura corporal, perspectiva que escapa às iniciativas pedagógicas das instituições escolares. O modelo desenvolvido pelo TJ Paraná entende o esporte, principalmente o skate, como uma ferramenta de cidadania, de inclusão, de transformação e educação”, destaca.

WhatsApp Image 2022 05 16 at 14.46.40

Visita ao Complexo Esportivo de Badminton da UFPI

Galan explica ainda que inicialmente a ideia seria montar um projeto para captar recursos e construir na UFPI um centro de treinamento e estudos desse fenômeno cultural esportivo.  O projeto seria aberto aos campos de estudo dentro da UFPI, nas áreas de Educação Física, Sociologia, Educação, Serviço Social, Artes e Música, entre outras.

“Os contatos com o presidente do TJ Piauí foram de imediato muito positivos. A parceria seria entre a UFPI, Confederação Brasileira, Ministério da Cidadania, Tribunal de Justiça do Piauí e Associação Teresinense de Skate. Os representantes do projeto paranaense conheceram outros projetos dentro da UFPI, e ficaram empolgados com a iniciativa de ter um centro aqui no Nordeste e, principalmente, com o apoio científico e educacional de uma universidade”, avalia o Coordenador.