Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Rede Nacional criada na UFPI participa do Programa de Combate à Desinformação do STF
Início do conteúdo da página

Rede Nacional criada na UFPI participa do Programa de Combate à Desinformação do STF

Imprimir
Última atualização em Segunda, 16 de Mai de 2022, 16h36

WhatsApp_Image_2022-05-16_at_10.04.52_1.jpeg

A Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD), iniciativa criada pela Professora Ana Regina Rêgo, a partir de seu Pós-Doutorado realizado na Escola de Comunicação da UFRJ, e gestada no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM-UFPI), participa nesta quinta-feira (19), a partir das 10h, da mesa “Papel das agências de checagem e da sociedade civil para combate a notícias falsas”. A discussão faz parte do lançamento do Programa de Combate à Desinformação do Supremo Tribunal Federal. O evento inicia nesta quarta (18) e será transmitido na TV Justiça e no canal do STF no YouTube. Acesse o link aqui.

Vale destacar que a RNCD (rncd.org) tem o apoio do CNPq e reúne atividades de divulgação científica, jornalismo, pesquisa e extensão, além de Instituições, coletivos, empresas jornalísticas e produtoras de conteúdo. Atualmente, a rede conta com mais de 145 parceiros do Brasil e do exterior.

Também fazem parte da Rede projetos e grupos de pesquisa da UFPI, tais como:

COMUM: https://grupocomum.org/

JOII: https://www.joiiufpi.com.br/

NUJOC: https://nujocufpi.wixsite.com/pesquisa

NUJOC Checagem: https://www.nujocchecagem.com.br/

Portal Luneta: https://portalluneta.com.br/

Projeto Memória do Jornalismo Piauiense http://memoriadojornalismopi.com.br/

A RNCD foi a segunda iniciativa que nasceu do Pós-Doutorado realizado por Ana Regina Rêgo entre os anos de 2019 e 2020. A primeira foi o livro “A Construção intencional da ignorância: o mercado das informações falsas”, resultado da pesquisa e publicado em parceria com a professora Marialva Barbosa, pela Editora Mauad-RJ.

Programa de Combate à Desinformação do STF

Criado em agosto de 2021 pelo presidente Luiz Fux, o programa tem como parceiros iniciais o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), universidades públicas, entidades de classe, associações da sociedade civil organizada e startups. A cerimônia de apresentação será na Sala de Sessões da Primeira Turma, com a participação dos ministros Fux e Edson Fachin, presidente do TSE, ocasião na qual ambos assinarão termo de cooperação para ações em conjunto em prol da democracia. Os demais ministros também foram convidados. 

Confira a programação do evento.

A Rede Nacional de Combate de Combate à Desinformação - RNCd Brasil participa do Programa de Combate à Desinformação no âmbito do STF com mais seis parceiros e vários projetos voltados à educação midiática.

Fim do conteúdo da página