Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > 20ª Semana Nacional de Museus começa hoje (16) na UFPI

20ª Semana Nacional de Museus começa hoje (16) na UFPI

Última atualização em Segunda, 16 de Mai de 2022, 15h42

unnamed 2

Com o tema “O Poder dos Museus”, tem início nesta segunda-feira (16) a 20ª Semana Nacional de Museus. O evento, que demonstra o apoio da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em valorizar os museus, segue até o dia 20 de maio. A programação conta com uma série de atividades presenciais no Museu de Arqueologia e Paleontologia da UFPI (MAP-UFPI), além da transmissão on-line pelo canal do YouTube do Museu.

Para o técnico arqueólogo do Museu da UFPI, Igor Linhares, a 20ª Semana tem a importância de expor a produção acadêmica da universidade. "Essa ação mostra o trabalho do museu e da UFPI de devolver atividades para a sociedade, buscando esclarecê-las, assim como apresenta os pontos fortes e relevantes de cada um desses projetos e atividades. A Semana Nacional de Museus é esse vetor potencializador das ações realizadas dentro do Museu e da Universidade Federal do Piauí”, completa o arqueólogo.

O evento inicia com a exposição de arte “Doce transmutação - histórias de vida de pessoas acometidas pela hanseníase”. Ela acontece hoje a partir das 17h, e será seguida por uma mesa-redonda sobre o mesmo tema da exposição. A dicussão vai ser mediada pelo Professor Fábio Solon (Departamento de Medicina Comunitária/UFPI), pesquisador do Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados (CIATEN) e artista visual. Na ocasião, também estarão presentes a Professora Olívia Dias, docente do Curso de Enfermagem da UFPI e supervisora do CIATEN; e o Professor Paulo Rodrigues, Vice-Coordenador do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN Piauí).

O Museu de Arqueologia e Paleontologia da UFPI recebe ao longo da semana vasta programação Destaque para o debate “O museu como visibilidade de Projetos científicos”, que ocorre amanhã (17) às 9h.

As inscrições da 20ª Semana Nacional de Museus acontecem até hoje via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - SIGAA. Para acessar, clique aqui. Aos interessados em comparecer presencialmente, tem que apresentar o cartão de vacinação na entrada do museu.

Confira mais informações e a programação completa no instagram do Museu.

WhatsApp_Image_2022-05-16_at_11.47.43.jpeg

Acesse a palestra de hoje escaneando este QR code