Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI e Rede Pense Piauí planejam seminários sobre áreas de litígio e identidades do estado
Início do conteúdo da página

UFPI e Rede Pense Piauí planejam seminários sobre áreas de litígio e identidades do estado

Imprimir
Última atualização em Terça, 10 de Mai de 2022, 16h25

Discutir as áreas de litígio e as identidades culturais que formam o Piauí. Esses foram os temas da reunião da Rede Pense Piauí com o reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes, que aconteceu na manhã desta terça-feira (10/05), no Salão Nobre da Reitoria.

redepiaui 2

Estiveram na reunião, Alexandre Albuquerque, Presidente da Câmara Setorial de Turismo; Ehrlich Cordão, Coordenador da Rede Pense Piauí; Rômulo Fontenele, professor do Centro de Ciências da Natureza (CCN); Virgínia Tâmara Muniz, Superintendente do Ensino Básico Técnico e Tecnológico;  Manuel Moedas, assessor da Secretária de Planejamento do Piauí e Nelson Juliano, professor do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL).

redepiaui 1

Ehrlich Cordão, Coordenador da Rede Pense Piauí

Segundo Ehrlich Cordão, Coordenador da Rede Pense Piauí, a reunião tem por objetivo principal fortalecer as discussões sobre identidades que formam o Piauí e o piauiense e como levar esses conhecimentos a toda sociedade. “Vamos criar seminários para envolver todos os segmentos da sociedade e assim procurar meios em que possamos fortificar as nossas identidades. O Piauí tem uma cultura muito rica e muito característica, a exemplo do nosso Boi Bumbá, do nosso Cabeça de Cuia, e não podemos perder as nossas raízes”, disse.

Cordão ainda considerou que a Rede Pense Piauí junto à UFPI abordarão temas e discussões com autoridades e setores públicos competentes sobre as áreas de litígio entre o Piauí e Ceará. Para ele, é importante saber que áreas realmente fazem parte do estado desde as demarcações de terras feitas ainda no período da monarquia.

 Rede_Piauí-7.jpg

 Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

O Reitor Gildásio Guedes afirmou que é papel da UFPI, enquanto instituição educadora e fomentadora de pesquisas, entrar nesses debates e considerou não poupar esforços. “A UFPI terá um papel fundamental nesses seminários. Trataremos desses temas junto aos nossos pesquisadores da melhor forma possível, para que nós, piauienses, possamos fortalecer nossas raízes”

 

 

 

 

 

 

 

Gildásio Guedes, Reitor da UFPI

Fim do conteúdo da página