Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI recepciona comissão do MEC para acompanhar realização do PRIL

UFPI recepciona comissão do MEC para acompanhar realização do PRIL

Última atualização em Terça, 10 de Mai de 2022, 08h53

acompanhamentopril-5.jpg

A reunião aconteceu no Salão Nobre da Reitoria da UFPI

Na tarde desta segunda-feira (9), o reitor da UFPI, Gildásio Guedes, e integrantes da Administração Superior, estiveram reunidos com uma comissão enviada pelo Ministério da Educação (MEC) que está acompanhando a implementação do Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares (PRIL) na Universidade.

O PRIL acontece na Região Nordeste do país por meio de uma rede liderada pela Universidade Federal do Piauí, em parceria com a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e com a Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

acompanhamentopril-20.jpg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

Durante a reunião, o reitor Gildásio Guedes destacou o interesse da UFPI em participar das ações que ajudem a qualificar cada vez mais os profissionais que atuam na área da educação. “Nossa Universidade sempre estará aberta para todas as ações que possam contribuir com a melhor formação continuada dos nossos docentes e dos professores que atuam tanto no estado, quanto nos municípios”, destacou.

Os estudantes que integram o Programa já foram selecionados e participam de cursos de licenciaturas e de formação continuada, com atendimento às necessidades e à organização da atual política curricular da Educação Básica e da formação de professores e diretores escolares atuantes nessa etapa de ensino. As seleções já estão ocorrendo desde o início deste ano nos cursos de Química, Letras Português, Ciências da Natureza e Pedagogia.

acompanhamentopril-7.jpg

Conforme o professor Alexandre Anselmo Guilherme, coordenador-geral de Formação de Professores da Educação Básica, do Ministério da Educação (MEC), anualmente, durante quatro anos, serão realizadas pelo menos duas visitas do MEC para o acompanhamento do desenvolvimento do PRIL.

“Essa não é uma visita de avaliação. É uma visita de monitoramento. Queremos entender como está sendo a implementação, identificar possíveis problemas logo no começo para dar um redirecionamento e estabelecer essa parceria com a UFPI. Posso dizer que tivemos uma ótima impressão durante essa visita. Pude perceber que está tudo muito bem organizado e muito bem direcionado. Então, estamos saindo muito felizes e satisfeitos com o que vimos”, disse.

Um dos objetivos do PRIL é reorientar a formação de professores para atender a uma demanda de modernização nas formas de ensinar e de aprender. Na prática, os professores formados vão desenvolver habilidades para melhor atender os alunos e as suas necessidades. Para isso, durante os dois dias de visita, os representantes do MEC vão continuar as reuniões com os coordenadores dos cursos e dos núcleos, alunos e com a Administração Superior da UFPI para ouvir cada setor envolvido.

WhatsApp_Image_2022-05-09_at_21.07.21.jpeg

Lívia Nery, coordenadora da proposta liderada pela UFPI para formação de professores

Conforme Lívia Nery, diretora do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) e coordenadora da proposta liderada pela UFPI para formação de professores, ao todo, estão sendo oferecidas 960 vagas pela rede Nordeste, sendo que, deste total, 320 pertencem à UFPI.

“É um momento importante, porque a UFPI, ao receber os nossos colegas do MEC, tem a oportunidade de apresentar a tramitação interna, mostrar quais têm sido os trabalhos das equipes, tanto na parte dos alunos, representadas pelas coordenações dos cursos, quanto das coordenações dos núcleos, que são as sedes onde esses cursos estão sendo oferecidos dentro da nossa universidade”, esclareceu