Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PPGED realiza eventos que debatem Educação e Ensino em tempos de pandemia

PPGED realiza eventos que debatem Educação e Ensino em tempos de pandemia

Última atualização em Quarta, 04 de Mai de 2022, 11h49

encontro_1.png

Solenidade reúne comunidade acadêmica em debates sobre educação

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (4) a abertura do IX Encontro de Pesquisa em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd), e do III Congresso Internacional de Educação, ambos eventos realizados em formato remoto. A transmissão reuniu cerca de mil participantes que acompanharam via plataforma Zoom e pelo canal PPGEd do Youtube. A programação segue nos dias 5 e 6 de maio.

Este ano, o Encontro discute o tema “Educação, Ensino e Pesquisa em tempos de pandemia: realidades e possibilidades” e dispõe da apresentação de 250 trabalhos. A programação contará com cerca de 30 salas temáticas para a apresentação de trabalhos, cinco mesas temáticas e duas conferências (para abertura e encerramento).

encontro_3.png

Reitor da UFPI, Prof. Gildásio Guedes

Em seu pronunciamento, o Reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Gildásio Guedes, ressaltou as conquistas do Programa de Pós-Graduação em Educação no âmbito Institucional. "É uma honra ter um programa tão bem sucedido como este na UFPI. O PPGEd consolida espaços de socialização de pesquisas e colabora para que a Universidade cumpra de forma mais eficaz seu objetivo de promover a educação, a pesquisa e o ensino”, afirmou.

encontro_22.png

Prof. Elmo de Souza Lima, coordenador do PPGEd

O coordenador geral do evento e do PPGEd, Prof. Elmo de Souza Lima, ressalta a relevância do evento para a socialização entre pesquisadores e educadores. “Este encontro vem se constituindo há 22 anos com o propósito de internacionalizar ainda mais o PPGEd. Contaremos com a participação de professores estrangeiros, tanto de Portugal e Argentina, como do Canadá, todos de instituições de renome internacional, além de professores de várias regiões do Brasil”, comenta.

encontro_2.png

Prof. José Augusto Pacheco (UMinho)

A Conferência de Abertura foi ministrada pelo Prof. José Augusto Pacheco, do Instituto de Educação da Universidade do Minho (UMinho) - Braga/Portugal. “Agradeço o convite para participar deste Encontro e é com muita felicidade que contribuo com essa atividade, falando de questões tão importantes para a educação. Vou abordar durante a minha fala os efeitos da pandemia sobre a prática da educação, efeitos esses que não podemos ignorar”, disse Augusto Pacheco.

Os eventos contam com a parceria da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI), do Instituto Federal do Piauí (IFPI), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Governo Federal.

Os demais participantes da cerimônia de abertura, que compuseram a mesa diretiva, foram: Profa. Eliana de Sousa Alencar Marques, diretora do Centro de Ciências da Educação (CCE); Maria de Lourdes Lopes, superintendente de Ensino Superior, representando a Secretaria de Educação (SEDUC); Profa. Mônica Arrivabene, Pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC); Prof. Eliezer Rodrigues, representando  a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG); Profa. Regilda Saraiva, Pró-reitora do Ensino de Pós-Graduação (PRPG); Profa. Débora Dettman Matos, Pró-Reitora de Extensão e Cultura (PREXC); Prof. Luiz Carlos Sales, Pró-reitor de Planejamento e Orçamento; Prof. Edmilson Miranda, diretor do Centro de Ciência da Natureza (CCN); Prof. Arquimedes Cavalcante, diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS); Profa. Antônia Dalva Carvalho, representando a comissão organizadora do evento; Prof Emanuel Luz, diretor de Pós-Graduação do IFPI, representando o Instituto.