Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Comunidade tem até hoje (4) para apresentar sugestões à proposta de retomada do ensino presencial

Última atualização em Quarta, 04 de Mai de 2022, 09h26

portico_wide_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy.jpg

Encerra nesta quarta (4) o prazo para apreciação da comunidade acadêmica e envio de sugestões à proposta de retorno das atividades presenciais acadêmicas para o próximo semestre letivo dos Colégios Técnicos, da graduação e da pós-graduação. As colaborações serão avaliadas pela Pró-Reitoria de Graduação (PREG). Após essa etapa, a minuta irá para apreciação no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX/UFPI).

Para a retomada das atividades, os docentes devem articular as ofertas de disciplinas em formato presencial. Somente em casos excepcionais, as ofertas poderão ocorrer mediadas por tecnologias, no limite de até 20% da carga horária. A proposta de retorno considera o abrandamento da situação da pandemia da covid-19 e o avançado estágio de vacinação nas cidades onde estão sediadas unidades da UFPI.

DSC_0168.jpg

Reitor Gildásio Guedes

“Estamos mantendo o diálogo com a comunidade para construirmos juntos esse aguardado retorno às atividades presenciais. As condições para a retomada nunca estiveram tão favoráveis como agora. Seguiremos trabalhando para avançar com segurança”, declarou o Reitor Gildásio Guedes.

A Pró-Reitora de Graduação, Ana Beatriz Gomes, enfatiza que a minuta da Resolução atende ao anseio da comunidade acadêmica, com cautela e responsabilidade. "Haverá a atualização do Protocolo de Biossegurança para estabelecer as novas orientações de conduta e organização de espaços nessa fase de arrefecimento da pandemia; e temos também essa resolução de retorno presencial das atividades acadêmicas. Vamos suprir ao máximo o déficit que aconteceu nesses dois anos de atividades remotas e híbridas. No dia 20 de junho, estaremos de braços abertos para receber nossos alunos da graduação".

Exigência - Para participar das aulas e atividades presenciais, está mantida a exigência da apresentação do comprovante atualizado de vacinação para estudantes, docentes, servidores técnicos e colaboradores terceirizados, de acordo com as normas nacionais de Biossegurança e faixa etária. Alunos devem apresentar a certificação de vacinação no SIGAA, pelo portal discente; e professores, técnicos e terceirizados encaminham à chefia imediata, por e-mail.

Como oferecer sugestões à proposta - As colaborações devem ser encaminhadas com a devida fundamentação para avaliação da Coordenadoria Geral de Graduação (CGRAD/PREG/UFPI) via memorando eletrônico. Alunos podem sugerir ajustes à Resolução por meio dos colegiados dos cursos.

Conheça a proposta de Resolução para volta às atividades presenciais.