Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Fórum de Pesquisa Qualitativa em Saúde do PPGEnf aconteceu nesta segunda (2)
Início do conteúdo da página

Fórum de Pesquisa Qualitativa em Saúde do PPGEnf aconteceu nesta segunda (2)

Imprimir
Última atualização em Segunda, 02 de Mai de 2022, 22h31

 Ufpi_TV_-_FÓRUM_DE_PESQUISA_QUALITATIVA_EM_SAÚDE_qGiEzJ1Msqs_-_956x538_-_37m29s.png

Aconteceu na tarde desta segunda-feira (2), o Fórum de Pesquisa Qualitativa em Saúde, a primeira de uma série de atividades programadas para comemorar os 15 anos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf/UFPI). O encontro contou com a participação do Reitor Gildásio Guedes e do vice-reitor Viriato Campelo. A palestra foi transmitida pelo canal UFPI TV no YouTube.

O Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes, falou sobre a importância das pós-graduações do curso de Enfermagem e parabenizou os coordenadores pela realização do evento. “A área da saúde no Piauí é reconhecida pela sua excelência, por isso tantos outros estados buscam absorver nossos serviços e conhecimentos”, destacou Gildásio.

Arquimedes Cavalcante, diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), enfatizou o carater transformador da enfermagem, fundamental no acolhimentos de pacientes. “A Enfermagem é uma prática fundamentada essencialmente na ciência, se desenvolvendo em habilidades específicas, que, ao serem reunidas, têm capacidade de mudar o ambiente em que atuam. Sendo assim 15 anos de transformações, proporcionadas por esse projeto de pós-graduação”, declarou.

A professora convidada, Maria Cecília de Souza Minayo, Pesquisadora Titular da FIOCRUZ e Editora Chefe da Revista Ciências e Saúde Coletiva, ministrou a palestra “Os dez mandamentos da Pesquisa Qualitativa”. A atividade teve como ênfase a explicação da pesquisa qualitativa, que, segundo a Profª. Cecília, se inicia nos termos estruturantes, divididos em substantivos e verbos. Os substantivos são: experiência, vivência, senso comum e ação; e os verbos: compreender, interpretar e dialetizar. “A minha tentativa hoje é trazer de forma mais viva possível o significado da pesquisa qualitativa e de que modo ela pode contribuir para a construção do conhecimento”, destacou a professora.

 Ufpi_TV_-_FÓRUM_DE_PESQUISA_QUALITATIVA_EM_SAÚDE_qGiEzJ1Msqs_-_956x538_-_2h20m01s.png

As professoras Maria do Livramento e Cecília Minayo, respectivamente

A docente da pós-graduação, Profª. Maria do Livramento Figueiredo, atuou na mediação da palestra, e destacou os resultados alcançados pelo curso.  “Ainda temos um longa batalha, mas a nossa caminhada já é vitoriosa”, enfatizou a professora.

Também participaram do evento a Profª. Rosilane Magalhães, coordenadora do PPGEnf e docentes do curso.

Fim do conteúdo da página