Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI apresenta proposta para retorno presencial das atividades acadêmicas

UFPI apresenta proposta para retorno presencial das atividades acadêmicas

Última atualização em Sexta, 29 de Abril de 2022, 17h20

portico_wide_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy.jpg

A Universidade Federal do Piauí apresenta à comunidade acadêmica a minuta de Resolução para estabelecer o retorno das atividades presenciais acadêmicas para o próximo semestre letivo dos Colégios Técnicos, da graduação e da pós-graduação. A proposta está aberta à apreciação da comunidade para receber sugestões até 4 de maio. As colaborações serão avaliadas pela Pró-Reitoria de Graduação (PREG). Após essa etapa, a minuta irá para apreciação no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX/UFPI).

Para a retomada das atividades, os docentes devem articular as ofertas de disciplinas em formato presencial. Somente em casos excepcionais, as ofertas poderão ocorrer mediadas por tecnologias, no limite de até 20% da carga horária. A proposta de retorno considera o abrandamento da situação da pandemia da covid-19 e o avançado estágio de vacinação nas cidades onde estão sediadas unidades da UFPI.

DSC_0168.jpg

Reitor Gildásio Guedes

“Estamos mantendo o diálogo com a comunidade para construímos juntos esse aguardado retorno às atividades presenciais. As condições para a retomada nunca estiveram tão favoráveis como agora. Seguiremos trabalhando para avançar com segurança”, declarou o Reitor Gildásio Guedes.

A Pró-Reitora de Graduação, Ana Beatriz Gomes, enfatiza que a minuta da Resolução atende ao anseio da comunidade acadêmica, com cautela e responsabilidade. "Haverá a atualização do Protocolo de Biossegurança para estabelecer as novas orientações de conduta e organização de espaços nessa fase de arrefecimento da pandemia; e temos também essa resolução de retorno presencial das atividades acadêmicas. Vamos suprir ao máximo o déficit que aconteceu nesses dois anos de atividades remotas e híbridas. No dia 20 de junho, estaremos de braços abertos para receber nossos alunos da graduação".

Diálogo com unidades - Antes mesmo do envio da proposta, a Administração Superior esteve reunida com diretores de unidades acadêmicas para discutir a volta ao presencial. A expressiva maioria dos diretores de Campus e de Centros apoiou a retomada das atividades presencias. “O Campus de Bom Jesus recebe com muito entusiasmo essa proposta de retorno presencial.”, diz o diretor do Campus Professora Cinobelina Elvas, Everaldo Moreira."Após 2 anos tão desafiadores, é chegada a hora de dar esse passo importante, porque agora as condições permitem. Estamos muito animados para receber nossa comunidade de volta. “completa.

No Centro de Ciências da Natureza, em Teresina, a proposta também foi bem recebida. “Com o avanço dos índices da pandemia no Piauí não temos mais justificativa plausível para manter as atividades remotas.”, enfatiza o diretor do CCN, Edmilson Miranda. “Aqui no Centro, acreditamos que terá boa aceitação e a proposta tem tudo para ser aprovada no CEPEX”, acrescenta.

Exigência - Para participar das aulas e atividades presenciais, está mantida a exigência da apresentação do comprovante atualizado de vacinação para estudantes, docentes, servidores técnicos e colaboradores terceirizados, de acordo com as normas nacionais de Biossegurança e faixa etária. Alunos devem apresentar a certificação de vacinação no SIGAA, pelo portal discente; e professores, técnicos e terceirizados encaminham à chefia imediata, por e-mail.

Como oferecer sugestões à proposta - As colaborações devem ser encaminhadas com a devida fundamentação para avaliação da Coordenadoria Geral de Graduação (CGRAD/PREG/UFPI) via memorando eletrônico. Alunos podem sugerir ajustes à Resolução por meio dos colegiados dos cursos.

Conheça a proposta de Resolução para volta às atividades presenciais