Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Encerrado na UFPI encontro histórico de ensino de jornalismo
Início do conteúdo da página

Encerrado na UFPI encontro histórico de ensino de jornalismo

Imprimir
Última atualização em Segunda, 25 de Abril de 2022, 14h55

ENEJOR-7.jpg

Mesa de abertura do ENEjor, no Auditório do CCE, com a participação presencial do Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

O 21° Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (ENEJor), que teve a edição de 2022 realizada na Universidade Federal do Piauí, foi encerrado oficialmente na sexta-feira (22). Com mais de 160 participantes de diferentes regiões do Brasil inscritos, o evento reuniu professores, estudantes e profissionais que puderam acompanhar debates voltados ao papel da formação superior em jornalismo nas mais diferentes realidades do País e também do exterior. Mais de 1,5 mil visualizações foram registradas nas atividades transmitidas publicamente durante o evento.

O encontro contou com participações presenciais e remotas, sob organização do professor Silvio Henrique Barbosa, docente do curso de Comunicação Social da UFPI, que ressalta a importância que o ENEJor teve para a Universidade. “O evento foi um sucesso absoluto, o grande mérito para nós da UFPI, é que ele marca recordes nacionais. Em 21 encontros, esse foi o que contou com a maior participação de coordenadores de cursos de jornalismo, foram 33, participando da reunião nacional de coordenadores, objetivando discutir as práticas e o ensino de jornalismo em todo Brasil”, declarou.

ENEJOR-19_copy.jpg

Professor de Comunicação da UFPI, Silvio Barbosa, coordenador do 21º ENEjor

Segundo o professor, a edição do encontro na UFPI foi a 2ª no ranking com maior número de submissão de artigos, foram 64 trabalhos apresentados nos dois dias em que houve atividades com os grupos de pesquisas no evento. O recordista nacional é São Paulo, com 69 publicações, índice próximo ao alcançado em Teresina, considerado um marco. Além disso, foi a primeira edição que ocorreu de forma híbrida, realizada presencialmente na UFPI e transmitida simultaneamente para os demais participantes inscritos. 

Em assembleia realizada durante o ENEJor, também foi eleita a nova diretoria da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej) para o biênio. A professora Marluce Zacariotti, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), foi eleita presidenta da associação, substituindo o professor Erivam Oliveira (ESPM-SP).

“Nosso trabalho terá como foco a consolidação da Abej como a instituição dedicada as discussões sobre o ensino de jornalismo, ou seja o lugar de pensarmos as metodologias, as práticas, as demandas que estão presentes nos cursos de jornalismo do país. Queremos que os professores, estudantes  e profissionais se aproximem da associação e nos ajudem na defesa do ensino de qualidade”, diz ela.

WhatsApp_Image_2022-04-25_at_14.35.03_1.jpeg

Equipe do ENEJOR durante o encerramento do evento

Carta de Teresina

Também foi aprovada a “Carta de Teresina“, que aponta compromissos pactuados para o próximo ano. Um dos trechos do documento traz o seguinte: “é fundamental que as instituições de ensino de jornalismo apostem em atividades que permitam aos estudantes a construção das relações entre teoria e prática por meio do ensino, da pesquisa e da extensão que permitam a oferta de produtos jornalísticos universitários de caráter inovador e com inserção social, em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Jornalismo e com a legislação que estabelece a curricularização da extensão universitária e que passará a ser obrigatória a todos os cursos”.

Grupos de pesquisa e de trabalho

Durante o encontro foi realizado também o 17º Ciclo Nacional de Pesquisas em Ensino e Extensão em Jornalismo, que registrou a apresentação de 62 trabalhos em 6 grupos diferentes. Confira os vencedores de menções honrosas em cada grupo.

GP Atividades de Extensão: Intervenções transformadoras: experiências de um projeto de extensão na formação de estudantes voluntários. Autores: Cecília Helena Toledo Vieira e Junior Gomes de Queiroz

GP Ensino de Ética e Teorias do Jornalismo: Deontologia jornalística: uma análise das diretrizes internacionais do webjornalismo. Autores: Mayara Cristina Korte e Clarissa Josgrilberg Pereira (UFSC)

GP Produção científica: Análise da materialidade audiovisual (ama): relato sobre as experiências de um método em fluxo para compreender o jornalismo em telas. Autores: Iluska Maria da Silva Coutinho e Ana Paula Goulart de Andrade (UFJF e UFRJ, Facha e FPG)

GP Produção laboratorial eletrônicos e impressos: A experiência da produção remota do Uninter Informa. Autores: Mauricio Neves Geronasso e Guilherme Gonçalves de Carvalho (Uninter e UEPG)

GP Projetos pedagógicos e metodologias de ensino: Jornalismo transmídia em sala de aula: roteirização de reportagens utilizando o mapa midiático-temático. Autores: Marcos Carvalho Macedo e Yvana Fechine (UFPE)

GT Pesquisa na graduação: A vacina chegou pelo sertão? : análise de como os portais RiachaoNet e Boletim do Sertão atuaram na construção de memórias sobre as primeiras doses de vacinas contra a Covid- 19. Autores: Iaquelly de Sousa e Thamyres Sousa De Oliveira (UESPI)

Encontro de coordenadores

Outra atividade paralela foi o 12º Encontro Nacional de Coordenadores de Curso de Jornalismo, realizado no dia 22, que contou com a participação de representantes de 33 cursos diferentes do país. Dentre os temas centrais debatidos na reunião, estava a curricularização da extensão, que será obrigatória aos cursos a partir de 2023. O grupo aprovou a constituição de um grupo de estudos para elaboração de um documento de orientação sobre atividades de extensão qualificada, que poderá contribuir para a revisão das matrizes dos cursos.  Também foi aprovada a constituição de uma comissão para elaborar um texto sobre metodologias de ensino para a acessibilidade e a inclusão nos cursos de jornalismo.

Prêmio Abej

Na noite de abertura, após a palestra do professor Jorge Pedro Sousa (Universidade Fernando Pessoa, Portugal), foi entregue o Prêmio Abej ao professor Alfredo Vizeu, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ele foi um dos participantes da comissão que elaborou a proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de jornalismo e foi reconhecido pelas suas contribuições relevantes ao ensino na área.

Próximo encontro

Ao final foi anunciada a sede do próximo Enejor, a ser realizado em 2023. O curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em Manaus, será o anfitrião do evento, cujo organizador local é o professor Allan Rodrigues.

Fim do conteúdo da página