Visita acadêmica à placa fotovoltaica para bombeamento de água
Após oito meses de trabalhos e discussões remotas, o Curso de Especialização Interdisciplinar em Educação, Desenvolvimento Sustentável e Direitos Humanos inicia suas atividades presenciais. Na oportunidade, estudantes e professores realizaram aula de campo nas instalações do sistema de energia solar localizado no Colégio Técnico de Teresina (CTT/UFPI). A visita foi acompanhada pelo Diretor do CTT, Francisco Mousinho; e pelas professoras Majaci Moura e Luzineide Fernandes.
A atividade de campo proporcionou a vivência prática dos conhecimentos teóricos. De acordo com o Prof. Albemerc Moares, a visita teve por intuito observar tecnologias de energia solar implantadas no CTT. “Há uma cisterna de 52 mil litros com sistema de bombeamento de água acoplado e que utiliza energia solar. O sistema todo é resultado de pesquisa de Iniciação Científica Voluntária e, também, um TCC defendido no Curso de Engenharia Elétrica”, explicou.
Inicialmente, o projeto era destinado para irrigação da cultura de Palma forrageira. Atualmente, o sistema foi realocado para a cisterna calçadão, responsável por captação de água da chuva.
Para o encontro, ainda foi demonstrado um protótipo que utiliza o mesmo mecanismo de energia. O projeto é reservado à oxigenação de água para peixes flutuantes.
Disciplina conduzida pelo Prof. Albemerc Moraes é sobre Tecnologias Sociais e Sustentabilidade
Mesmo com o retorno presencial, as aulas continuam sendo transmitidas ao vivo e gravadas para alunos que não podem estar presentes. No dia 23 de abril, promoveu-se palestra complementar à disciplina “Tecnologias Sociais e Sustentabilidade”, trata-se do debate “A Tecnologia Social na promoção da sustentabilidade da economia solidária e da inclusão social: Experiências no Serviço Social e na Agroecologia”, conduzida pela Profa. Valéria Silva.
A Coordenadora do Curso, Profa. Cleânia Sales, fala da alegria da voltar às salas de aula presenciais. “Para mim, a emoção se tornou mais forte por ver a nossa UFPI, depois de tanto tempo, dando vida a este espaço tão rico e bonito, que só faz sentido nas interações de diversas vozes, olhares, sorrisos, expressões gestuais de alunos, professores, servidores e outros da comunidade externa que aqui se encontram, pessoalmente, para a produção coletiva e a socialização de conhecimentos, tecnologias e experiências em prol de um mundo melhor e mais sustentável para todos”.
O curso, vinculado ao Centro de Ciências da Educação, mas articulado com os demais centros de ensino da UFPI, oferece formação interdisciplinar voltada para práticas sustentáveis e inclusivas a fim de subsidiar a atuação de diversos profissionais e as decisões no campo da política, da ciência, da tecnologia, das artes, da cultura, da gestão e da educação. Seus alunos são graduados e profissionais de áreas como arquitetura, engenharia de produção, direito, gestão ambiental, físico, pedagogo, entre outros.
Membros da Especialização nas dependências do CTT/UFPI