Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Alunos do Curso de Educação Física participam de aula prática de Ergoespirometria

Última atualização em Sexta, 22 de Abril de 2022, 15h33

Aula.jpeg

O retorno às aulas práticas e presencias do Curso de Educação Física tem movimentado o Setor de Esportes do Campus da UFPI em Teresina. Nesta semana, houve a primeira aula prática com o teste cardiopulmonar (ergoespirometria), realizada no Departamento de Biofísica e Fisiologia do CCS/UFPI. A atividade foi conduzida pelo Professor Marcos Antônio Pereira, que ministra a disciplina Fisiologia do Exercício.

praticaq_setor_de_esportes.jpeg

A ergoespirometria, também chamada teste cardiopulmonar, consiste em uma avaliação que fornece parâmetros fisiológicos  (Vo2 máx, limiar aeróbio,  limiar  anaeróbio, quociente respiratório dentre outros), que são essenciais para a prescrição de exercícios a atletas amadores ou de alto rendimento e também a pessoas com obesidade, câncer, doença cardíaca e metabólica.

Gráficos.jpeg

A chefe do Departamento de Educação Física, Dionis Machado, explica que a ferramenta está disponível aos alunos, contribuindo para uma aprendizagem mais efetiva na graduação. "Nossa intenção também é fornecer os meios para os alunos se sintam estimulados a prosseguir a vida acadêmica por meio da pós-graduação", completa.

Ainda segundo a Profa. Dionis, tem sido boa a participação dos alunos no retorno das aulas práticas e presenciais do curso. "A volta às atividades presenciais era aguardada com muita expectativa por nossos alunos. E estamos felizes em recebê-los de volta", disse.