Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Aberto na UFPI 21° Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (ENEjor)

Aberto na UFPI 21° Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (ENEjor)

Última atualização em Sexta, 22 de Abril de 2022, 08h16

ENEJOR.jpg

Mesa de abertura do ENEjor, evento hibrido, com parte presencial ocorrendo no Auditório do CCE

A abertura oficial do 21° Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (ENEjor), que está propondo discussões sobre a valorização do ensino de jornalismo no país, aconteceu nessa quarta-feira (20), no auditório do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí. O evento, que está sendo realizado de forma híbrida pelo Departamento de Comunicação Social da UFPI, seguirá até o dia 22 de abril.

A programação contou com a presença de congressistas de várias regiões do país, professores, alunos e outros integrantes da comunidade acadêmica da UFPI que puderam acompanhar o evento presencialmente no auditório e por meio de uma transmissão realizada na página da Abej, no YouTube.

Na mesa de abertura, o reitor da UFPI, professor Gildásio Guedes, recepcionou os congressistas e destacou a importância do jornalismo na sociedade e do papel desses profissionais no enfrentamento à desinformação no ambiente digital.

ENEJOR-6.jpg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

“É uma honra para a UFPI poder estar coordenando este evento e ter a oportunidade de ouvir congressistas de todas as regiões do país e do mundo. Este encontro de pesquisadores com estudantes de jornalismo deve continuar sendo realizado para que a comunicação e a informação sejam valorizadas cada vez mais. Que a arte da retórica nunca supere o fato, pois devemos ter o cuidado com as desinformações neste mundo das mídias sociais em que a internet acaba sendo uma importante fonte de comunicação”, disse.

ENEJOR-24.jpg

Jornalista Erivam de Morais recepcionou o professor Jorge Pedro Sousa, palestrante da abertura

Após a apresentação musical do grupo “Quarteto de Cordas”, o jornalista Erivam de Morais recepcionou o professor Jorge Pedro Sousa, notório pesquisador do jornalismo na Universidade Fernando Pessoa, de Portugal, que ministrou uma palestra sobre “O papel dos professores e das instituições de ensino em tempos de fragmentação do jornalismo”.

Durante a sua fala, palestrante citou as alterações do espaço jornalístico com o avanço do ambiente digital e as mudanças do comportamento dos consumidores de conhecimento graças ao amplo acesso proporcionado pelos meios digitais, onde a informação é fragmentada e muitas vezes não é produzida por um profissional da comunicação. "Ser jornalista, ensinar jornalismo e estudar o jornalismo sempre foram atividades desafiadoras. Nestes tempos de incertezas e de múltiplas cobranças a esses profissionais, podemos ver como um gesto de coragem persistir no exercício dessa profissão suficientemente inquietante. Tornou-se bastante comum usar a palavra crise para caracterizar a situação da humanidade, das civilizações e das democracias. Mas também é o termo que melhor define a transformação pela qual o jornalismo está passando mundialmente", disse.

Ainda durante a palestra, o professor Jorge Pedro também destacou as implicações das apostas na “digitalização do jornalismo” como uma forma de competir com as inúmeras fontes de desinformação e como uma alternativa para buscar visibilidade para os conteúdos jornalísticos produzidos, além das alterações que ela implica na qualidade e na relevância da informação produzida.

Após a palestra, o pesquisador respondeu a perguntas feitas pelos participantes que acompanhavam tanto no auditório quanto pela sala virtual.

Entrega do Prêmio Abej- O Prêmio Abej, concedido pela Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ) a pesquisadores comprometidos com o fortalecimento da ciência do jornalismo, foi atribuído nesta edição ao professor Alfredo Vizeu, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Nascido no Rio Grande do Sul, mas residindo e atuando profissionalmente em Recife, Alfredo Vizeu, recebe o reconhecimento por seus estudos da comunicação no Brasil, com destaque para a realização de redes acadêmicas fora do país. A premiação foi anunciada pelo organizador do evento e diretor da Rádio FM Universitária, Sílvio Barbosa.

ENEJOR-19.jpg

Professor de Comunicação da UFPI, Silvio Barbosa, coordenador do 21º ENEjor

Programação do 21° Enejor- A programação do 21º ENEJor é composta por vários eventos, como: 17º Pré-Fórum da Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ), 12º Encontro Nacional de Coordenadores de Curso de Jornalismo e o 17º Ciclo Nacional de Pesquisas em Ensino e Extensão em Jornalismo. Para os próximos dias, estão previstas atividades abertas, como mesas-redondas sobre o “Perfil do Jornalista” e “Ensino de Jornalismo e acessibilidade”, e restristas, como a apresentação da REBEJ, periódico científico da Associação e de trabalhos dos grupos de pesquisa, para os participantes que realizaram a inscrição prévia no evento.