Nesta terça-feira (18) foi encerrada, com êxito, a visita da comissão avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para avaliar a abertura do Curso de Psicologia em Teresina. Os avaliadores estiveram reunidos com os dirigentes da UFPI no Salão Nobre da Reitoria.
Gildásio Guedes recebeu a comissão do INEP e docentes membros da comissão de elaboração do Projeto do Curso de Psicologia
O Reitor Gildásio Guedes agradeceu a presença dos avaliadores e dos docentes da UFPI, destacou o esforço da equipe envolvida na formulação da proposta e frisou o compromisso da universidade para a implantação de seu mais novo curso. Entre várias ações, já estão assegurados os códigos de vagas para docentes.
Reitor da UFPI, Gildásio Guedes
A avaliadora do INEP, Adriana de Alencar Gomes Pinheiro, agradeceu a receptividade e explicou que a visita teve como finalidade verificar in loco o trabalho que já foi realizado anteriormente. Em sua fala elogiou a qualidade do projeto, a estrutura de salas de aula, laboratórios, biblioteca e o espaço destinado ao Serviço Escola de Psicologia (SEP), no Centro de Ciências da Educação (CCE), aonde funcionará o curso. “Eu acredito que este coletivo, com o Magnífico Reitor, o professor Sérgio juntamente aqui comigo e vocês, está fazendo história, dentro de algo que acho muito caro: a formação em Psicologia. Formar para a sociedade psicólogos, diante de uma população tão necessitada”, finalizou.
Adriana Pinheiro, avaliadora do INEP
Para o coordenador da comissão avaliadora do INEP, Sérgio Goldenberg, a avaliação transcorreu com êxito, com evidência para a qualidade do corpo docente da instituição. “Se depender da nossa avaliação e dos critérios estabelecidos, a UFPI terá uma nota bem alta. O corpo docente da instituição é extremamente qualificado, em destaque para o número de professores doutores em tempo integral: é um dos mais altos que eu já vi”, pontuou.
Sérgio Goldenberg, avaliador do INEP
Fase de implantação – A comissão avaliadora do INEP realizou várias atividades durante os dias 18 e 19 de abril, dentre as quais a verificação da infraestrutura, reuniões e entrevistas técnicas. Após a visita, os resultados da avaliação in loco serão utilizados como evidências para suporte à Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres/MEC), responsável pela autorização de cursos de graduação.
Relacionadas:
UFPI discute criação do Curso de Psicologia no CCE
UFPI recebe visita do INEP para avaliar abertura do Curso de Psicologia em Teresina