Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professor da UFPI é um dos 10 pesquisadores brasileiros mais relevantes em Ciência dos Materiais, segundo ranking global

Última atualização em Quarta, 20 de Abril de 2022, 17h16

A exemplo da qualidade do ensino na formação de alunos, profissionais e pesquisadores, um professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) está entre os 10 pesquisadores brasileiros de maior destaque na lista mundial de cientistas, na área de Ciência dos Materiais. A lista consta no periódico científico Research.com - Leading Academic Research Portal e destaca os pesquisadores com mais citações, além de avaliar outros critérios, como índice “h”. O Prof. Edvani Curti Muniz é docente do Departamento de Química da UFPI e atua também no Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia dos Materiais na UFPI.

WhatsApp_Image_2022-04-20_at_14.58.01.jpeg

Edvani Muniz, professor da UFPI, está entre os 10 pesquisadores brasileiros mais relevantes em ranking mundial

Na base de dados dessa plataforma constam os nomes de 1.132 cientistas brasileiros de todas as áreas do conhecimento. De acordo com o critério de avaliação por número de citações, o pesquisador e professor Edvani Muniz está em 9º, na área de Ciência dos Materiais, e em 16º na área de Química, entre os brasileiros.

Para Edvani, o reconhecimento do seu trabalho com a classificação no ranking mundial gera satisfação e uma compreensão cada vez mais clara de sua responsabilidade em contribuir com pesquisas inovadoras e de qualidade. “Sinto uma mistura de felicidade, pelo reconhecimento recebido, e responsabilidade, porque quando seu nome é citado numa lista como essa, significa que confiam no seu trabalho e que você tem parte na formação de alunos, além do dever de sempre buscar publicar trabalhos com ainda mais qualidade”, explica o pesquisador.

De acordo com o professor, a área cujos trabalhos mais contribuíram para que seu nome chegasse ao ranking é a de Hidrogéis Poliméricos, bem específica dentro da área de Materiais e que possui várias aplicações tecnológicas. Atualmente, essa continua sendo sua forte área de atuação.

Outra linha de pesquisa também é destacada pelo pesquisador como uma das razões de seu destaque científico: Reciclagem de Polímeros. “Essa é outra área bastante interessante, embora nela eu não tenha realizado tantas produções científicas quanto na área de Hidrogéis. Ela está bastante relacionada ao cuidado do meio ambiente e diminuição da quantidade de materiais plásticos descartados, de modo a recuperar quimicamente esse material e garantir um uso adequado dele”, explana Muniz.

A combinação da atuação como orientador de alunos dedicados, boa infraestrutura de pesquisa e colaborações de cientistas nacionais e internacionais também contribuíram significativamente para o destaque concedido ao Professor.

“A orientação de alunos de mestrado, doutorado, pós-doutorado e iniciação científica também foi importante para que eu chegasse a esse ranking. Tive alunos sedentos pelo conhecimento, dedicados e com grande potencial para desenvolver pesquisas, de modo que hoje tenho ex-alunos que são docentes em diversas universidades federais espalhadas pelo Brasil. Outro fator relevante são as colaborações nacionais e internacionais com cientistas brasileiros e estrangeiros - dos Estados Unidos, Portugal, França e outros países - que têm contribuído com o desenvolvimento de trabalhos de qualidade e bastante atuais, sempre renovando as pesquisas”, afirma Edvani.

O pesquisador enfatiza ainda a importância de sua participação no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Materiais Complexo Funcionais – INOMAT, site: https://inomat.iqm.unicamp.br/ - para o seu avanço na produção científica. Esse grande grupo de pesquisa no âmbito nacional envolve vários pesquisadores de muitas instituições do país e, segundo Edvani, proporciona também recursos para o desenvolvimento de trabalhos cada vez melhores. “É muito importante que um pesquisador da UFPI tenha participação nesse instituto”, afirma o Prof. Edvani. Atualmente o INOMAT é coordenado pelo Prof. Fernando Galembeck (UNICAMP).

Edvani Muniz é graduado em Química pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), mestre em Engenharia e Ciência dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Doutor em Ciências (Físico-Química) pela UNICAMP e possui pós-doutorado pela Université Libre de Bruxelles (ULB), Bélgica. Atua na UFPI desde 2019, na Graduação e Pós-Graduação em Química, como professor docente e orientador, e como docente colaborador no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia dos Materiais.