Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Colégios técnicos de Teresina e de Bom Jesus intensificam aulas presenciais

Colégios técnicos de Teresina e de Bom Jesus intensificam aulas presenciais

Última atualização em Terça, 19 de Abril de 2022, 16h10

IMG_2451.JPG

Alunos do Curso Técnico em Agropecuária em aula presencial esta manhã (19/04) no CTT/UFPI

Esta semana marca o fortalecimento das atividadades presenciais do Colégio Técnico de Teresina (CTT). Os alunos do curso técnico de Agropecuária, juntamente com estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio voltaram às salas de aula para continuação do semestre letivo de 2022.1; o momento foi aguardado e celebrado por toda a comunidade acadêmica.

Enquanto isso, o 1° ano do ensino médio tem sua volta prevista para o dia 2 de maio. Vale mencionar que os cursos técnicos de Agente Comunitário e Enfermagem retornaram ao presencial no mês de março. Já em Bom Jesus, as aulas presenciais iniciaram em abril.

Parte das aulas, porém, segue em modelo remoto para disciplinas ministradas por professores com mais de 60 anos e/ou com comorbidades, que podem ficar afastados de atividades presenciais conforme orientações do Plano de Retomada da UFPI e do Governo Federal.

IMG_2442.JPG

Superintendente do EBTT, diretor do CTT e docente Daniel dão boas-vindas a alunos do curso técnico em agropecuária

A Superintendente do Ensino Básico,Técnico e Tecnológico da UFPI, Virgínia Muniz, e o Diretor do CTT, Francisco Mousinho, deram boas-vindas aos alunos de ensino técnico que asistiram aula nesta manhã. Atualmente, mais de 400 estudantes estão matriculados nas atividades do semestre letivo do CTT. A Superintendente destaca que o retorno é muito positivo para a continuação do plano de ensino e aprendizagem, principalmente por possibilitar novas vivências. “É uma sensação de liberdade. Depois de dois anos de expectativas e incertezas, podemos finalmente ocupar nosso espaço”, pontuou.

Para adequação aos protocolos de biossegurança, algumas medidas ainda são necessárias. As salas de aula estão com as portas e janelas abertas para circulação do ar, e o uso de máscara ainda é obrigatório. Os alunos devem manter o distanciamento e apresentar comprovante vacinal.

IMG_2470.JPG

Biblioteca do CTT reaberta aos alunos, para retirada de livros e permanência para estudo no meio ambiente

A biblioteca do CTT já está recebendo alunos, com as devidas adaptações paras evitar o contágio pela covid-19. Vale destacar que os professores e servidores técnicos com mais de 60 anos e/ou que possuem comorbidades, podem continuar desenvolvendo suas atividades no modelo remoto, conforme a Portaria 13/2021 e Anexo (GR-UFPI e VReitoria).

IMG_2465.JPG

Aluna Ester Ana de Sousa, do Colégio Técnico de Teresina

A aluna do 3° ano do Ensino Médio, Ester Ana de Sousa, que estuda concomitante o curso técnico de agropecuária, relembra que foi difícil se adaptar ao ensino remoto. A partir do retorno presencial, ela acredita que as oportunidades serão melhores. “Ter esse contato mais próximo com os colegas e professores é muito importante. A sala de aula facilita a obtenção do conhecimento necessário para nossa formação”, disse.

internos_aula_remota.jpg

Alunos que vivem nos alojamentos do CTT assistem a aulas que permanecem remotas

Assistência Estudantil- Os alojamentos do CTT também já voltaram a receber alunos. Nesta segunda (18), 52 alunos ingressaram nos alojamentos. A previsão é de que até maio esse número chegue a 85, compreendendo cerca de 35% da capacidade das instalações. O Diretor do CTT ressalta a estrutura preparada para esse retorno. “Os residentes estão sendo devidamente testados antes de ingressarem nas dependências. Caso os alunos apresentem algum sintoma, serão submetidos à testagem pela equipe de enfermagem do CTT”, explicou. Ele destaca ainda que os alunos internos têm suas refeições fornecidas pelo Restaurante Universitário.

Interior - Nos campi do interior, o Colégio Técnico de Bom Jesus retornou às atividades presenciais desde o início de abril. Já o Colégio Técnico de Floriano realiza os últimos ajustes para retomada, tendo três editais abertos: Auxílio Moradia, Auxílio Estudantil e Bolsa de Assistência Estudantil, para viabilizar a permanencia de alunos que precisam de assistência.

O Diretor do CTBJ, Prof. Raimundo Falcão Neto, fala da alegria do retorno 100% presencial do corpo acadêmico estudantil. "Trabalhamos com muito afinco para tornar o ambiente escolar preparado e seguro para recebê-los. Agora, renovados, vacinados e cheios de energia, vamos construir um grande ano para educação dos nossos alunos ”, comentou.

3_-_Lab.jpeg

Laboratório do CTBJ adequado para realização de atividades presenciais