A Universidade Federal do Piauí tem um ponto focal do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT), que tem a participação de professores da UFPI, Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). O Mestrado Profissional funciona desde 2018 e tem nota 4 na avaliação da Capes.
Para consolidar essa rede, as instituições vão celebrar acordo de cooperação técnica. A proposta foi discutida na manhã de hoje (6) com o Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, e representantes da UFPI, UESPI e IFPI. O Reitor Gildásio destacou a necessidade de as instituições promoverem a aproximação com o mercado para a transferência de tecnologias. “Os programas de pós-graduação têm que buscar o mercado e as necessidades da sociedade. A pesquisa básica é importante, mas a aplicada também é”, frisou.
Reitor da UFPI, Gildásio Guedes
A Reitora em exercício do IFPI, Larissa Santiago de Amorim, declarou que o convênio vai possibilitar outros empreendimentos. “Consideramos que a união das instituições é importante para o fortalecimento das ações e só temos a ganhar com essa união”, destacou.
Reitora em exercício do IFPI, Larissa Santiago de Amorim
Segundo o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UESPI, Rauirys Alencar de Oliveira, a sociedade e o estado do Piauí são beneficiados com o desenvolvimento da inovação e tecnologia e a transferência de tecnologia. “Essa rede de trabalho em cooperação entre as IES vem a fomentar esse desenvolvimento. O estado do Piauí precisa crescer em termos de inovação e isso é um ponto de partida importante para dar suporte a esse desenvolvimento”, salientou.
Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UESPI, Rauirys Alencar de Oliveira
A Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação da UFPI e Coordenadora do PROFNIT, Regilda Moreira-Araújo, frisou que a parceria será importante para identificar as pesquisas que podem ser aplicadas e conduzir o trabalho relacionado à propriedade intelectual e transferência de tecnologia para a inovação, o que vai contribuir para o desenvolvimento do Piauí e região. “Vamos reunir as pessoas que estão trabalhando com inovação nas três instituições e trabalharemos conjuntamente em prol de um número maior, o que vai ampliar também a nossa estrutura, já que será envolvida a estrutura de cada instituição”, ressaltou.
Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação da UFPI e Coordenadora do PROFNIT, Regilda Moreira-Araújo
Também participaram da reunião representando a UFPI, o Pró-Reitor de Planejamento e Orçamento, Luís Carlos Sales; Diretor de Gestão de Recursos, Ricardo Alaggio; Coordenador de Programas Stricto Sensu, Francisco Nascimento; Coordenadora de Pesquisa e Inovação, Keylla Urtiga Aita, Coordenador do NINTEC, Jefferson Leite; representando o IFPI, Diretor de Pós-Graduação, Emmanuel Wansserman Moraes Luz; e o Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica, Valdivino Rocha Lima; e representando a UESPI, Vice-Coordenador do PROFNIT, Helano Diógenes Pinheiro; e o Diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica, Tales Antão de Alencar Carvalho.
Saiba mais sobre o PROFNIT na página do programa, disponível aqui.