Lives sobre centenário da Semana da Arte Moderna antecipam Salipi 2022
As comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, marco do movimento modernista brasileiro, será tema de uma série de debates promovidos pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Fundação Quixote. O intuito é trazer essas discussões para o Salão do Livro do Piauí (Salipi 2022), e apresentar a importância da semana para a cultura do país. As lives do "Esquenta Salipi" vão percorrer por temas diversos, como arquitetura, música, teatro, Semana de Arte de 22, Tropicália e Torquato Neto.
As discussões, que serão mediadas pelo Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo, e o Presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes, terão transmissão pelo Canal da UFPI TV no YouTube com início entre 18h e 19h30. Neste ano, o Salipi completa duas décadas de existência e, mais uma vez, o maior evento cultural do Piauí contará com a parceria da UFPI.
Para a primeira live no dia 7 de abril, o diálogo será com Lívio Tragtenberg sobre música. Ele é um importante expoente da música na Semana da Arte Moderna de 1922. Escreve música para teatro, vídeo, cinema, dança, dança-teatro e instalações sonoras. Seu catálogo inclui várias obras instrumentais, sinfônicas, eletroacústicas e também ópera. O link da transmissão já está disponível, confira aqui.
Live de abertura será na próxima quinta (7/04)
Segundo o Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo, ao todo, acontecerão quatro debates de forma online nos dias 7 e 28 de abril e 12 e 26 de maio. “A UFPI, como geradora de conhecimento, não poderia ficar de fora. A Semana da Arte Moderna teve e tem um papel crucial na cultura do Brasil e trazer esse assunto à tona é de nossa responsabilidade”, disse.
Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo
Kassio Gomes, presidente da Fundação Quixote, informou que as lives trarão temas nas diversas formas de linguagem da Semana da Arte Moderna, como na música, na arquitetura, nas artes plásticas. “Essas lives irão possibilitar que as pessoas já respirarem o Salipi antes mesmo de sua realização”, afirmou.
Presidente da Fundação Quixote, Kassio Gomes
Kassio ainda aponta alguns destaques já organizados para o Salipi 2022, como o homenageado, que será o professor Cineas Santos, patrono do evento, e a comemoração dos 20 anos de realização do Salão do Livro do Piauí e dos 25 anos do Seminário Lingua Viva. O Salipi ocorre de 3 a 12 de junho no Espaço Rosa dos Ventos da UFPI.
Confira o cronograma dos demais temas e participantes das lives:
A segunda discussão é sobre Arquitetura e recebe Guilherme Wisnik. Professor da Universidade de São Paulo (USP), crítico, curador, atua em programas de Cultura e Extensão Universitárias nas áreas de cultura, arquitetura, urbanismo, design e artes visuais.
O terceiro convidado é Narciso Telles que vai tratar sobre Teatro; professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), teatreiro, ator e diretor.
O quarto diálogo do "Esquenta Salipi" expõe o tema da Semana de Arte de 1922, Tropicália e Torquato Neto.
Redes Sociais