Abertura das REU's acontecerá nesta segunda-feira (4) em todos os campi
Serão reabertas nesta segunda-feira (4) as Residências Universitárias (REU’s) dos campi de Teresina (Central e Centro de Ciências Agrárias - CCA), Floriano e Picos. A retomada do serviço foi possível a partir da determinação do Reitor Gildásio para que a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) e da Prefeitura Universitária (Preuni) viabilizassem as adaptações necessárias para o retorno.
Residência Universitária do CCA
Entre as medidas adotadas, foram realizadas vistorias da parte estrutural, com monitoramento das instalações hidráulicas e elétricas, limpeza completa dos terrenos, bem como revisão e compra de eletrodomésticos para que os estudantes voltem a dispor das comodidades necessárias para rehabitar os espaços.
Protocolos sanitários
A Pró-Reitora da PRAEC, Mônica Arrivabene, ressalta que o plano de retomada das REU’s contempla as orientações do Protocolo Geral de Biossegurança da UFPI para acolher os estudantes com toda a segurança. “Dispensers de álcool em gel foram instalados em locais estratégicos nas residências, para fácil acesso dos moradores, além da disponibilização de máscaras de proteção”, explica a Pró-Reitora. Para ingresso nas REU’s os estudantes serão submetidos à testagem e acompanhamento com a equipe de serviço social para repasse de orientações sobre o uso dos ambientes.Cada residência contará com pelo menos 1 alojamento que estará destinado ao isolamento de caso suspeito/confirmado de covid.
Pró-Reitora da PRAEC, Mônica Arrivabene
Inicialmente, os quartos receberão, no máximo, dois residentes cada, para facilitar o processo de adaptação. O retorno acontece em três etapas, iniciando com 50% da capacidade na reabertura, 75% no dia 24 de maio e, por último, atinge 100% da ocupação em 4 de julho.
Inicialmente, os quartos receberão somente 50% de sua capacidade
Seleção de novos moradores
A PRAEC analisa a solicitação dos estudantes sobre o recebimento da Bolsa de Apoio Estudantil (BAE) e do Auxílio Residência (AR). Os alunos que já eram assistidos pelas REU´s deveriam escolher entre permanecer no Auxílio Residência até concluir o curso ou retornar à Residência Universitária sem bolsa/auxílio.
Os alunos que consigam permanecer em suas residências e que optem por se matricularem em disciplinas remotas, neste caso, poderão acumular o ARE com o Auxílio Inclusão Digital- Modalidade Internet. Após essa verificação, até o meio do ano, deverá ser aberto um edital para inscrição de novos estudantes no programa.
A articulação desse retorno marca o esforço da equipe em dar continuidade a esse serviço, celebrado pela pró-reitora. Para ela, é com entusiasmo que os estudantes serão recebidos nas residências. "Estamos ansiosos para tê-los novamente. Nosso objetivo é dar o suporte necessário para que eles concluam o curso de graduação", finaliza.