Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PROPESQI recebe pesquisadoras para fortalecer proposta do Centro de Inovação da UFPI
Início do conteúdo da página

PROPESQI recebe pesquisadoras para fortalecer proposta do Centro de Inovação da UFPI

Imprimir
Última atualização em Quarta, 30 de Março de 2022, 15h25

Buscando consolidar a proposta a ser submetida à Chamada Pública MCTI/FINEP/FNDCT/Programa Ambientes de Inovação, a Universidade Federal do Piauí, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQI), recebeu na manhã de hoje (30) as pesquisadoras e docentes da Universidade Federal de Sergipe, Iracema Aragão e Suzana Russo, e a presidente do Núcleo de Estudos e Pesquisas do Norte e Nordeste (NEPEN), Técia Carvalho. Foi apresentada a proposta da UFPI e ouvidas sugestões das convidadas, que têm vasta experiência em projetos de ciência, inovação e tecnologia.

visitapropesq-24.jpg

Coordenadora de Pesquisa e Inovação, Keyla Urtiga;  Pró-Reitora da PRPG, Regilda Moreira-Araújo; pesquisadora Técia Carvalho; Pró-reitor Luiz Júnior; e professoras da UFS, Suzana Russo e Iracema Aragão

A reunião foi conduzida pelo Pró-reitor da PROPESQI, Luiz Junior, e teve a participação da Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo e da Coordenadora de Pesquisa e Inovação, Keyla Urtiga. A professora Regilda Moreira-Araújo e o professor Vinícius Ponte Machado são coordenadores das propostas aprovadas na Chamada Interna da UFPI, destinada à seleção de iniciativas para formar a proposta institucional a ser submetida à Chamada Pública do Programa Ambientes de Inovação. As propostas internas são direcionadas para a área da saúde e devem ser unificadas para concorrer à chamada nacional.

O Pró-reitor Luiz Junior destacou que Teresina é vocacionada para a área de saúde e frisou a satisfação em receber as pesquisadoras, que são referência na área da chamada pública.  “Debateremos as nossas ideias para formar uma só proposta para concorrer em nível nacional. Se a nossa proposta for aprovada, teremos esse pontapé inicial dentro da UFPI, que é o centro de inovação tecnológica”, ressaltou.

Técia Carvalho, que é piauiense, falou da satisfação em contribuir e elogiou a iniciativa da UFPI em reunir pesquisadoras de instituições diferentes para construção coletiva da proposta. Ela destacou a relevância do centro de inovação para o estado. “Trazer um centro de inovação para o Piauí é criar novas oportunidades, pegar as pesquisas e iniciativas que têm na Universidade, onde está o conhecimento, e transformar isso em riqueza, gerar emprego, renda, criar empresas que sejam competitivas, que tenham rentabilidade e sejam autossustentáveis”, frisou.

A criação do centro de inovação é condição prévia para implantação do Parque Tecnológico, projeto que a UFPI tem somado esforços para a realização.

Fim do conteúdo da página