Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > II e III FORMMAPI acontece em Bom Jesus e São Raimundo Nonato próxima quinta e sexta-feira
Início do conteúdo da página

II e III FORMMAPI acontece em Bom Jesus e São Raimundo Nonato próxima quinta e sexta-feira

Imprimir
Última atualização em Terça, 29 de Março de 2022, 15h25

WhatsApp_Image_2022-03-29_at_15.03.19.jpeg

Com o objetivo de apresentar e buscar soluções para a mortalidade materna no Piauí, o Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES) da UFPI, juntamente com a Secretária de Saúde (SESAPI) e outras instituições, proverá o II e III Fórum para a redução da Mortalidade Materna no Piauí (FORMMAPI), nos dias 31 de março e 01 de abril nas cidade de Bom Jesus e São Raimundo Nonato, com transmissão ao vivo pelo canal do NUEPES no YouTube.

WhatsApp_Image_2022-03-29_at_15.03.55.jpeg

Na quinta- feira (31), o Fórum será voltado para todo o território da Chapada das Mangabeiras e ocorrerá no auditório do Senac em Bom Jesus. Na sexta feira (01) abrirá discussões com o território da Serra da Capivara que acontecerá no auditório da UNIVASF em São Raimundo Nonato.

De acordo com a professora Lis Cardoso Marinho Medeiros, organizadora do evento, durante o Fórum será produzido um plano de intervenção para um futuro termo de cooperação internacional. “O FORMMAPI é um evento muito importante, pois vamos promover um debate a nível estadual sobre os cuidados para a saúde da mulher e elaborar de um plano de intervenção para cooperação internacional. Os convidados irão elaborar o plano, que será implementado, monitorado e avaliado nas duas regiões”.

Para realizar a inscrição do II Fórum em Bom Jesus, clique aqui

Para realizar a inscrição do III Fórum em São Raimundo, clique aqui.

A mortalidade materna é um tema que integra um dos itens dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) devido ao grande número de mulheres que perdem a vida por complicações na gestação, parto e puerpério, que poderiam ser evitadas pela atuação oportuna dos serviços e do sistema de saúde.

Dividido em três blocos, o evento trará profissionais renomados, que irão abordar os temas: a situação epidemiológica da mortalidade materna no Piauí; o papel do Legislativo na redução da mortalidade infantil; Estratégias para redução da mortalidade materna informadas por evidências; Mapa de Evidências sobre Redução da Mortalidade Materna e Ações para redução da mortalidade materna realizadas no estado do Piauí.

Dentre os profissionais convidados para debater sobre a mortalidade materna no Piauí teremos: Bremem de Múcio (Assessor Regional em Saúde Materna, CLAP/OPAS/OMS); Diego Gonzalez (Diretor da BIREME/OPAS/OMS); Verônica Abdala (BIREME/OPAS/OMS); Regina Amélia Lopes Pessoa de Aguiar (SES/MG);  Nathan Mendes  (UFMG);  Rita Maria Lino Tarcia (UNIFESP);  Maria Auzeni de Moura Fé (SESAPI) Cristiane Maria Ferraz Damasceno Moura Fé (SESAPI); Maria Janailda Araújo Furtado (HEDA / Parnaíba-PI), entre outros convidados.

O evento conta com o apoio do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME) e Centro Latinoamericano de Perinatologia (CLAP).

Confira a programação de Bom Jesus. Acesse a transmissão aqui.

Confira a programação de São Raimundo Nonato. Acesse a transmissão aqui.

Fim do conteúdo da página